Antes de nada me perdoem se minha dúvida é sardinha demais, apesar de ser usuário antigo (desde 2017 criei a conta) eu não estudava sobre investimento to começando agora. Já li todos os livros de investimento aqui na bastter, o FAQ e o superFAQ, os principais debates (os posts do oxe são fodas) e agora estou nos vídeos =D. Ainda não comecei a investir só tenho RE.
obs: Sei que o ranking é feito pelos usuários e não significa necessariamente que uma empresa em cima é melhor que uma lá embaixo.
Diante disso, minha dúvida é a seguinte:
Tava vendo o ranking das stocks e tal pra praticar as análises de ações (no modo PAS e usando os dados básicos (selected data) mesmo analisando retorno histórico, gráfico de lucro e cotação, dívida, etc) e vi várias empresas que estão bem atrás no ranking (87,90, 122) melhores que muitas que estão em nas primeiras 10/20 primeiras posições do ranking.
Dai queria saber se sou eu que não estou vendo que a mais bem colocada é melhor e porque ela é melhor ou se as notas do ranking são baseadas em outras coisas além da análise de gráficos e quadros (case por exemplo)
Vamos pegar essas duas empresas para análise por exemplo (eu sei que não são do mesmo setor e talvez não faça sentido compará-las, a ideia aqui é por que uma tá lá atrás no ranking e uma tá na top 20.)
Empresa Pool (122º no ranking) x Paychex ( 16º no ranking)
PAYX - Paychex Inc - Stocks - Bastter.comPOOL - Pool Corp - Stocks - Bastter.comNa minha análise (posso está errado) vi que:
O retorno da Pool é maior em todos os anos de análise (5,10,20,25)
Lucros da pool mais consistentes (apesar de bem menores do que a paychex)
Earnings per shares da pool, em média, maior do que o da paychex
FCW per share bem semelhante entre as duas, porém ainda acho que a Pool tem uma leve vantagem nos últimos anos.
Nas dívidas a paychex ganha com folga pois a maioria dos anos está com dívida 0. Mas a pool tem uma dívida equilibrada com raras vezes passando um pouquinho de 2.
Logo, na minha visão, a Pool parece ser uma melhor empresa que a paychex pra se investir.
Frisando novamente, a ideia que eu quero saber é porque a Pool está lá atrás no ranking já que pra mim ela é melhor que a paychex. Quero entender se tem algo a mais que eu possa aprender que eu não tou enxergando ou se o ranking é só questão de acompanhamento das empresas mesmo.
obs 2: Isso não é um caso isolado, peguei várias bem atrás no ranking que pra mim são melhores que algumas bem na frente.
Obs: posso ter as duas claro haha.
Vlw.
#keepstudying