Durante muito tempo acreditei que guardar dinheiro significava ser mesquinho, o popular “mão de vaca”, mas não porque quis acreditar nisso, foi a forma que fui criado. Meus pais nunca guardaram dinheiro, construíram sua casinha, não possuem carro, vivem uma vida simples e só, raramente fazem uma viagem ou comem fora.
Comecei a trabalhar com 18 anos, hoje tenho 32, e minha cabeça sempre foi de comprar bens materiais, sempre fugi de dívidas, mas o pouco que ganhava sempre tinha uma finalidade material, mesmo que sem necessidade eu tinha que comprar algo, era um prêmio merecido, afinal havia trabalhado arduamente o mês todo. Porém, o prêmio de um bem material desnecessário no momento é realmente momentâneo, o prazer logo se vai.
Vem casamento, compra de carro, casa, sempre sem fazer dívidas, mas pendendo a tornar minha vida como a dos meus pais, um fato, no entanto, mudou os rumos das minhas idéias como um “clique”, minha esposa engravidou.
Em 2018 tivemos nosso filho e minha ficha já havia caído, não poderia continuar a viver daquela maneira pois a partir daquele momento tinha a responsabilidade de educar e direcionar um ser humano na vida, - que responsabilidade enorme!
Pois bem, comecei a ler muito e estudar sobre finanças pessoais, com muita calma e bom senso, li “Pai Rico Pai Pobre” e me identifiquei muito com a “corrida dos ratos” dei muita sorte também pois descobri a comunidade bastter.com logo cedo e assimilei bem a filosofia.
Claro que me desapeguei muito de bens materiais, mas não me deixo de me presentear, como no exemplo do Guto do livro do Mille (Invista e Viva Tranquilo) concordo que se presentear de tempos em tempos é fundamental para o crescimento e amadurecimento pessoal, não precisei “cortar o cafezinho”. Minha mentalidade sobre consumo mudou, comecei a viver!
Montei um plano e fui aprimorando nesse último ano, hoje consigo poupar 5 vezes mais do que coloquei como objetivo inicial (não tive nenhuma alteração salarial significativa) sendo que preservei o mais importante, o lazer com a família, viagens e passeios não foram afetados, - sim, é possível!
Use o dinheiro a seu favor, não seja refém dele, poupar é bonito e não significa que tenha que ser avarento, admiro pessoas que saíram do nada e se tornaram gigantes trabalhando, poupando, ajudando e vivendo.
“Ninguém tem culpa de nascer pobre, mas você tem toda culpa se morrer pobre”. Bill Gates.