Coisas que passei a dar mais valor:
1 - não se importar com valor de face de investimentos. Do mesmo jeito que a bolsa estava em alta no começo do ano, agora está em baixa, não tinha nada a ser feito na alta, e agora também não tem nada a ser feito... se vendesse na alta iria pagar imposto e só teria coisa cara. e agora se vendesse, pagaria imposto e só teria coisa do mesmo preço que vendi. Ou seja, entender a filosofia do sONcio melhorou muito.
2 - evitar rolo e procurar uma dupla cidadania. Essa aqui foi crucial, pois foram dois ensinamentos pra uma situação. Descobri que tenho descendência judaica sefardita, e com as devidas comprovações poderia aplicar pra cidadania portuguesa. Isso tem uns 8 meses. No começo minha mãe ficou esperando se a prima dela dava certo pra depois entrar, um rolo sem tamanho, e essa prima parece que era ex mulher ou algo parecido do atual marido de minha mãe, daí não deixava minha coroa ir nas reuniões, e minha tia não passava as paradas... rolo sem tamanho. daí eu convenci minha mãe a se afastar desse rolo e procurar um bom profissional, pagar o que fosse necessário pra gente fazer o nosso sem mais ninguém da família, e que eu iria pagar tudo, pois tanto fazia ter que pagar o meu ou pagar o meu de meus irmãos e os dela, 10mil ou 50mil não importariam. O importante é conseguir o passaporte.
Pois bem, conseguimos finalmente um bom profissional, que rapidinho organizou tudo e já deu entrada na comunidade judaica de portugal, o profissional historiador tinha várias documentações extras que ajudaram a compor o dossiê e acabou que juntou com outras tias também, mas pelo menos nessa fase o potencial de rolo é menor. Mais na frente pode ser que separe, pois os custos vão aumentando e não vou arriscar minha cidadania esperando juntar um monte de gente pra ficar mais barato e dividir por mais gente (rolo).
3 - parei de tomar ferro com opções. hoje dou o dinheiro pra minha família rsrsrs. como diz o bastter, melhor doar pra caridade, já que vai perder mesmo.