Desde que se iniciou essa pandemia e a quarentena eu decidi tentar melhorar meu conhecimento sobre desenvolvimento web. Foi daí que nasceu o site de dados da Covid-19 que tá no banner inicial aqui do site. Ele começou com um projeto de quarentena que desenvolvemos aqui e tomei gosto pela coisa e segui em frente com ele.
Acabei aprendendo com ele muito mais do que aprendi fazendo tutoriais diversos. Claro que tutoriais são importantes, que conhecimento teórico é importante mas chega um momento que tem que praticar, sair um pouco do que os gringos chamam de "tutorial hell".
Ontem foi mais um dia desses de aprendizado pesado.
Quando subi o site no ar usei um serviço de Platform as a Service que abstrai todo o trabalho que eu teria pra configurar um servidor. Mas como tudo tem seu preço, eu pagava relativamente caro pra ter recursos bem limitados. Eram 7 dólares mensais, e o site não atualizava mais automático, tinha um banco de dados pequeno, várias limitações...pra ter tudo isso teria que pagar bem mais ...
O site foi crescendo e o pessoal aqui do site pedindo mais coisas nele e tava chegando um momento que não ia dar mais pra crescer o site por conta dessas limitações (a não ser que eu pagasse uns 16 dólares mensais ou até mais, o que tava fora de cogitação haha).
Então decidi ontem configurar eu mesmo um servidor do zero. Ia pagar 5 dólares mensais, mais barato, pra ter uma máquina bem melhor que me permitiria atualizar o site automaticamente, me permitiria ter um banco de dados maior, etc. Me daria mais liberdade.
Achei que era algo de outro mundo (e é haha mas os tutoriais existentes ajudam muito) e adiava isso por achar que era complexo demais.
Passei muito tempo configurando tudo do meu jeito e deu certo. O site chegou a ficar fora do ar umas 4 horas por burrice mas já voltou

E o que posso dizer é que aprendi muita coisa configurando isso, metendo a mão na massa, errando, correndo o risco de o site ficar fora do ar mais de um dia, etc.
Foi emocionante ver o site no ar no servidor configurado do jeito que queria, atualizando automático, com mais espaço em disco pra eu encher de dados. O aprendizado de ontem foi enorme, só metendo a mão na massa.
Então o que quero dizer com o tópico é: tenham um projeto pessoal seu. Estudar é importante mas você vai aprender muito, mas muito mesmo, metendo a mão na massa. E isso vale não só pra quem tá nesse mundo de programação.