Rapaziada, boa tarde.
Comprei minha casa em 2016 com a documentação OK. Aqui existe um imposto chamado SPU, por ser terreno de marinha. Na época, o corretor de imóveis informou que poderia fazer com calma a transferência de titularidade da antiga proprietária pro meu nome nesse órgão chamado SPU .
Em fevereiro desde ano, quando sobrou uma grana e comecei a pensar em investir, levei documento no SPU para a casa para o meu nome. Mas, pra minha surpresa, em dezembro de 2015 ( 1 mês antes da compra da casa ) foi aprovada uma lei que cobraria multa por não se fazer essa transferência no prazo de 60 dias do ato da compra, e portanto, foi aplicada multa com juros compostos no valor, acreditem, de XXXX .
A casa tem valor de cerca de XM, mas se for vendida às pressas , certamente giraria no máximo em MenosM ( valor pouco menor que comprei ) . Minha receita média mensal é XX mil/mês ( não tem espaço pra trabalhar para ganhar mais ). Assumindo a dívida, o máximo de parcelamento são 60 meses, 5 anos, o acerto de contas seria o equivalente a R$XXX /mês nos próximos 5 anos.
Fiz minha reserva de emergência de XXmil e quando imaginei que pudesse começar investir em renda variável, me encontro surpreendentemente endividado. E por regra, baseado na filosofia Bastter, preciso primeiro me desfazer dessas dívidas para depois pensar em investir. E ai? A vontade que dá é de largar pra lá e esperar dar merda com dívida ativa (mas corro risco da casa ir a leilão) ou milagrosamente surgir uma anistia. Por mais que eu antecipe as últimas parcelas, a previsão inicial para começar a investir é só daqui a 5 anos, quando não tiver dividas. Ou posso controlar essa despesa mensalmente e o que sobrar investir ?