12 Doação de Dinheiro para Esposa comentada em 26/04/2021 20:58 Imposto de Renda Educk em 31/05/20 14:23 comentada em 26/04/2021 20:58 Oi Pessoal,Na minha declaração do ano passado informei uma doação no valor de R$ 15.000,00 para a minha esposa, na época ainda não estávamos casados no papel. E agora lendo a legislação do meu Estado (RJ) descobri o seguinte:IX - a doação, em dinheiro, de valor que não ultrapasse a quantia equivalente a 1.200 (um mil e duzentos) UFIRs-RJ por ano; Unidade Fiscal de Referência do Estado do Rio de Janeiro (Ufir-RJ) para o ano de 2019 será de R$ 3,4211.Entendo que eu esteja devedor junto à Secretaria de Fazenda do Estado, visto que o valor doado ultrapassou o valor permitido para a isenção do pagamento de imposto, correto?Há alguma forma de confirmar esse débito? Tenho como consultar em alguma lugar que sou devedor?Caso eu esteja realmente devendo o imposto, prefiro já me antecipar e efetuar logo o pagamento antes de ser cobrado pelo Estado. Isso é possível?Obrigado