Sou estudante de engenharia elétrica e estou há 2 anos me especializando em uma área X; Já fiz vários cursos, frequento congressos em outros estados, já fiz projeto com professores da USP, etc.
Desde o começo da pandemia, estou matutando na ideia de montar um curso presencial na área para ensinar desde o projeto de sistemas como a execução (parte teórica e prática);
Não faço ideia de por onde começar a escrever a apostila: se eu começar com conceitos muito primitivos, com certeza muitos irão achar uma merda, mas sempre tem uns perdidos na vida que não sabem nada (e, como quero ministrar um curso que a galera saia pensando "pagaria uma fortuna por tudo o que aprendi e ainda faria novamente, pois vale muito a pena", enquanto começar muito no básico, pode afetar a percepção de valor de alguns, mas aumentar a de outros - os perdidos na vida);
Possível solução: fazer desde os conceitos primitivos aos mais avançados e depender da turma: se eu ver, na hora H, que a galera tá perdida, vou passando de parte em parte; Se eu ver que a galera tá tranquila, dou uma breve pincelada no básico e já entro logo com o conteúdo que importa (que não é pouca coisa);
->Porquê não acho uma boa: considerando que as pessoas estão pagando um preço alto por esse curso e eles terão uma apostila extremamente completa (nesse caso), eles terão um material foda pra pesquisar em casa, mais calma, e assim poupo meu tempo de ficar explicando coisas que é só dar um google;
Qual a opinião de vocês como pagantes por um curso caro numa área que falta profissionais capacitados? Começar do primitivo (desde definição do que é energia, corrente elétrica, um circuito e etc) e demorar mais pra chegar à parte prática, ou começar dando já uma introdução ao tema do curso e fazer a parte teórica e prática? Alguma sugestão?