Data original: 11/06/2020
Gostaria de relatar uma experiência que talvez seja um pouco contrária aquilo que se fala dentro da comunidade, mas a ideia é gerar reflexão. Muito aqui se fala que o meu investimento só interessa a mim e o dos outros não me interessa. Sim, eu concordo com essa afirmação, porém, se eu acredito que o conhecimento gera compromisso, como não me comprometer com um amigo que pede ajuda ? Ou então uma pessoa próxima que você percebe que está perdida e que você sabe que pode humildemente ajudar ?
Ninguém aqui é dono da verdade, sabemos disso. Mas se até o momento é o melhor que temos, por que não utilizar disso para ajudar o próximo ?
Se eu sei nadar e vejo alguém se afogando, eu não tenho o compromisso moral de ajudar essa pessoa ? Se eu sou um médico e vejo uma pessoa infartando, eu não devo ajudar essa pessoa ? Por que com investimento seria diferente ? Por que seria errado ajudar alguém que nos pede ajuda ? Ou alguém que você percebe que apenas precisa de um direcionamento pra se encontrar nesse oceano de desinformação que é a internet ? Todos aqui sabem da dificuldade que é encontrar boas informações na internet sobre os assuntos que debatemos aqui, se eu me calar diante de um pedido de ajuda, quantas pessoas eu deixo de ajudar ?
É claro que devemos procurar fazer isso da melhor forma possível e isso é algo que depende de nós, saber passar o pouco de conhecimento que temos com humildade, sabendo que não temos a verdade, mas que temos algo a oferecer e que esse algo é o melhor que conseguimos até o momento. Se nós soubermos passar esse conhecimento pra frente e dar um direcionamento para pessoa, podemos ajudar muita gente que precisa de ajuda.
Eu tive essa experiência com três amigos que estavam completamente perdidos e ja fazendo um monte de bobagem e com pensamentos dos mais sardinhas possiveis (graças a desinformação que existe na internet). Eles sabiam que eu entendia alguma coisa, porque antes, eu costuma falar sobre o assunto, (hoje eu ja praticamente não falo mais nada) no sentido de tentar acender uma luz em alguém que estivesse perdido. Pois bem, eu me dispus a ajudá-los e fiquei pensando em como eu poderia fazer aquilo.
Com muita humildade e sabendo que eu não tenho a verdade, expliquei a eles todo o pensamento e o racional por trás da filosofia da comunidade, dei uma visão geral do conhecimento que é exposto aqui e direcionei os materiais que eles poderiam estudar e apronfundar. Tirei dúvidas, esclareci conceitos básicos e procurei mostrar o caminho que eles precisavam trilhar para tomar as próprias decisões. Com isso, os três ficaram muito satisfeitos com o que eu pude passar pra eles e disseram que foi esclarecedor em vários pontos e como aquele pouco conhecimento pode ajudar eles. Hoje, os três estão aqui, procuram estudar e se aperfeiçoar.
Eu vejo que muito do problema é a nossa arrogância ao passar o conhecimento, achar que temos a verdade, que sabemos tudo ou que esse é o melhor e único método que funciona, se soubermos fazer isso de uma maneira mais eficiente, podemos sim, ajudar o próximo, desde que o mesmo esteja disposto a ser ajudado.
Se eu não ajudar alguém com o pensamento de que aquela pessoa pode fazer bobagem e por a culpa em mim, logo, seguindo a mesma lógica, eu tambem não faria caridade por achar que aquela pessoa poderia não dar valor a ajuda que dei a ela. Se eu ajudo o próximo sem esperar que a pessoa valorize a minha ajuda (material), então eu não posso deixar de ajudar alguém por achar que a pessoa não valorize o ensinamento que procurei passar a ela.
Não podemos ser omissos, não é porque a maioria das pessoas não querem seguir a filosofia da comunidade, que vamos ser egoistas e deixar de ajudar pessoas que sabemos que tem potencial para tal. Ajudemos os que querem ser ajudados, os que não quiserem, paciência, ninguém pode dar a luz à uma mulher que não esteja grávida.
Não é porque Nero pôs fogo em Roma que os ensinamentos de Sêneca não tem valor!
#PAS