Olá pessoal, primeiramente gostaria de parabenizar pela aba de Imposto de Renda do BS, esta muito boa! Após concluir minha declaração, tenho algumas sugestões. Estou colocando aqui porque esta relacionado ao IR, mas se preferirem posso colocar la em suporte.
1) Em Rendimentos, Sobras de bonificação: O link não copia só o CNPJ, ele copia um texto maior que não dá para colar no IRPF (“sobra de bonificação - EZ TEC EMPREEND. E PARTICIPACOES S.A. - CNPJ: 08.312.229/0001-73”). Melhor seria deixar apenas o CNPJ. Deixar também o texto “Sobra de Bonificação” disponível para copiar, pois este texto é colado em outro campo no IFPR.
2) Em Rendimentos, os "itens de incorporação de reserva de capital" e "sobra de bonificação" da EZTEC eu marquei na caixa da esquerda, fui para Bens e Direitos e depois voltei para Rendimentos e eles não estavam marcados. Os outros itens que marquei estavam todos certos.
3) Em RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS DE PESSOA FÍSICA/EXTERIOR/OUTRAS INFORMAÇÕES, não existe mais a coluna “Imposto pago no Exterior a Compensar” no IRPF. Isto agora esta apenas em “Imposto pago/retido”, com apenas a soma total. Pode ser interessante ter uma aba nova na parte de imposto de renda do BS para colocar o valor total, ficando igual ao IRPF.
4) Em Capitais Brasileiros no Exterior, os valores não estão colando corretamente no sistema do Banco Central. Eles estão em inglês (10,000.00) e deveriam estar em português (10.000,00).
5) Em “Bens e Direitos”, no código 62, pra facilitar, poderia ter uma linha avisando que deve declarar o valor da conta no exterior, dizendo qual o valor do dólar a ser usado para a conversão para reais.
6) Em bens e direitos, acho que seria interessante deixar em destaque as descrições que precisam ser atualizadas, lembrando que o fato de ter o mesmo valor nos dois anos não significa que não precise copiar. Por exemplo, tem empresa que tem Split e o valor do patrimônio não mudou por não ter feito uma compra, mas o texto tem que ser atualizado. Ter que conferir isto pra quem tem muitas ações da muito trabalho.