Gostaria da opinião de vocês sobre um dilema que estou se reformo o imóvel ou vendo, antes de tudo farei algumas considerações:
Opção (A) VENDA:
1) Este Imóvel recebi de Herança após meus pais terem sidos separados, quando fiz 18 anos virei proprietário, compactuo com o Bastter sobre herança, não conto com isso, mas acabou vindo.
2) Este Imóvel não está sendo usado, minha mãe usa a renda do aluguel dele para pagar o Aluguel de outro imóvel que ela mora atualmente, e ela não tem nenhum interesse em voltar a morar lá!
3) Eu Hoje, por questões de trabalho, moro em outro estado bem longe do meu Estado de Origem onde tenho este imóvel, o que dificulta para administrar, talvez este seja o principal motivo que me faça pensar em vendê-lo, já li o livro chega de burrice com imóveis, concordo com tudo, não queria girar patrimônio, porém o fato de eu morar em outro Estado considero relevante;
4) Este Imóvel atualmente precisa de uma boa reforma até mesmo para voltar a ser alugado, atualmente está parado, não conseguindo cobrir o custo do aluguel atual da minha mãe, e ela não quer voltar a morar nele;
5) O Objetivo seria investir em FII's o valor do imóvel, o que geraria até uma renda passiva superior ao valor que ele está dando de aluguel atualmente, mais uma vez reitero que moro em outro Estado, não tenho nenhuma pretensão de morar nele novamente e minha mãe também não;
OBS: Meus Pais também são a favor da venda deste imóvel, caso seja feita por um valor justo.
Opção (B) REFORMA:
6) Para evitar o giro do patrimônio, pensei em fazer uma boa reforma nele:
(i)em fazer pontos comerciais nele por exemplo, visto que é uma região relativamente valorizado com cada vez mais comércios no entorno, no caso e deixar minha mãe poder usufruir da renda para pagar seu aluguel e também ficar com tudo que sobrar pra ela e aumentar a sua qualidade de vida, esta opção dando certo geraria uma renda passiva/valorização superior a somente reforma-lo para alugar para um único inquilino morar;
(ii)somente reforma-lo e gastar uns 10% do valor dele para poder alugar novamente para novo inquilino;
7) Mais uma vez lembrando que moro em outro Estado, iria colocar uma boa construtora para fazer a reforma, o custo sairia caro para reforma-lo porém nada paga a PAS;
Estou neste dilema, que venham as voadoras!