Bom dia, pessoal. Acompanho o posicionamento majoritário no Bastter.com sobre previdência privada, e queria submeter uma questão à comunidade. Entendo que previdência privada é mau negócio, que ninguém gerirá meu dinheiro melhor do que eu mesmo, e outras observações fundamentais sobre o assunto. Meu caso é o seguinte: sou funcionário público federal e me desvinculei do regime próprio de previdência social da União (RPPS), pois não acredito que, quando me aposentar, daqui a 30 ou 35 anos, o Estado terá como me pagar aposentadoria integral (o que, aliás, é imoral). No entanto, aderi à FUNPRESP por 3 razões (e somente por elas):
1) meu aporte mensal tem contrapartida de 100% do meu empregador (patrocinador). Assim, se contribuo com R$ 1.500,00, o órgão no qual trabalho também contribui com R$ 1.500,00. Trata-se de aporte que rende 100% imediatamente;
2) a FUNPRESP prevê benefício por morte, o que é um bom "seguro", por assim dizer, já que tenho mulher e filhos pequenos que dependem de mim financeiramente; e
3) a FUNPRESP prevê benefício por invalidez, o que creio seja algo positivo pelas razões expostas no ponto 2.
Queria pedir a opinião de vocês sobre essas razões que me levaram a contratar a FUNPRESP, e não realizar somente a contribuição mensal obrigatória ao INSS e fazer eu mesmo minha aposentadoria. O que acham do raciocínio? Ele é coerente e viável?
Desde já sou-lhes grato pela atenção.