Não tenho muito tempo de site, mas sinto que preciso agradecer agora, porque a diferença que o site fez na minha vida até o momento é incrível.
Sobre os principais aspectos da filosofia:
1) Trabalhar: eu considero que eu já tinha um foco bom no trabalho, mas depois que conheci a filosofia já sinto que estou trabalhando ainda melhor e mais focado. Sou FP, e as vezes me desmotivava por alguns motivos, mas graças ao site (tem tópicos sobre isso) e a alguns vídeos do Bastter, principalmente os do sonho mais ou menos grande, hoje me sinto motivado para ser o melhor FP possível, e tb evito ao máximo a ilusão de achar que FP tem menos risco por ser FP
2) Estudar: essa parte eu vinha devendo um pouco antes de conhecer o site. Mas agora, na quarentena e após conhecer o site, estou fazendo uns 3 cursos diferentes, inclusive uma pós graduação on-line
3) Cuidar da saúde (praticar esportes) - essa parte foi fácil assimilar pq tem tudo a ver comigo, estou sempre fazendo exercícios e cuidando da alimentação. A diferença é que eu vinha fazendo só academia (e agora exercícios em casa), mas depois do site estou com vontade de voltar a jogar basquete (joguei por muitos anos no passado e parei), realmente o esporte ajuda na questão da ansiedade, acho que na época que eu jogava era menos ansioso mesmo
4) Cuidar da família: antes do site eu tinha uns problemas com ansiedade que as vezes eu achava que se eu passasse muito tempo com a família estaria prejudicando minhas outras ambições e tal. Na verdade o grande problema meu era essa composição produzir x não ter ansiedade. Se eu aumentava muito minha produtividade, ficava ansioso, então pra reduzir a ansiedade eu tinha que dar aquela desacelerada na produtividade. Incrível como depois do site minha cabeça fica onde estou no momento, e estou dando mais valor ao tempo que passo com a família, não fico achando que uma coisa atrapalha a outra e sim que tudo faz parte de uma mesma filosofia de vida.
Outra coisa que o site me ajudou a mudar foi parar de acompanhar política demais. Eu não era do tipo que brigava nem acabava amizade nem nada disso, mas eu perdia muito tempo lendo coisas de política e tal. Depois do site incorporei muito a ideia de focar no que temos condição de fazer e não perder tempo com o que não está no nosso controle.
Aqueles vídeos curtos do bastter na quarentena, estou ouvindo alguns todo dia pra ir fortalecendo meu mindset.
5) Investir em valor diversificado: quanto a essa parte, eu vinha investindo (ou melhor, sardinhando), de uma forma a buscar muito retorno, o que de alguma forma me tirava a #pas, me fazia ir pior em outros aspectos da vida, e a girar patrimônio.
A filosofia é tão boa que:
1 - mesmo que vc tenha menos retorno (o que não necessariamente é verdade, pode até ter mais, uma vez que 99% de quem gira toma ferro), a tendência é que termine com mais patrimônio porque trabalhou mais e aportou mais
2 - aqui eu acho que vem a grande coisa da filosofia: mesmo que tenha menos retorno, e, AINDA QUE termine com menos patrimônio, danesse, viveu com menos ansiedade, cuidou mais da família, praticou mais esporte, adquiriu mais conhecimento, gerou mais valor a sociedade
Sou uma pessoa muito melhor depois do site, e é incrível como, pela primeira vez em muito tempo, consigo fazer muitas coisas, estar focado, sem ficar ansioso por isso, sem ficar perdendo tempo adivinhando ORUTUF e pensando em coisas que não tenho controle, e ainda desfrutando mais do tempo com a família.
Muito obrigado a todos!