10 Conta conjunta comentada em 26/06/2020 21:27 Imposto de Renda rafasagan em 24/06/20 19:46 comentada em 26/06/2020 21:27 Fala pessoal, boa noite. O contador da minha esposa cometeu vários erros nas declarações de IR dela e por isso ela decidiu (em cima da hora) que este ano nós que iremos fazê-la. Porém, esse ano teve ainda uma outra situação excepcional e estamos com dúvidas. A tia dela faleceu e elas tínham uma conta conjunta solidária na poupança da CEF. Somente a tia fazia aportes nesta poupanca, era aposentada e seus proventos eram inferiores aos da obrigatoriedade da declaração. Ela também nunca declarou esta caderneta nos IRs dela. Quando a tia faleceu (2019), sabendo da existência da conta, transferiu todo o valor para a poupança dela (minha esposa) que é da CEF também. A tia não tinha herdeiros e nem bens a inventariar. Agora, não sei como declaro, o patrimônio dela aumentou e ela não tem renda que justifique. Disse ter ido na CEF pedir um extrato da conta conjunta , mas eles informaram que a conta encerrou por falta de movimentação e que isso não seria possível. Em resumo, está com dinheiro na conta que não tem como provar documentalmente de onde surgiu.Agradeço a disponibilidade de todos. Podem vir, voadoras.