Boa tarde, tenho uma empresa de tecnologia (CNPJ aberto no Simples Nacional) e faço vendas de aplicativo na Google Play e na Apple Store, bem como ganho com AdSense etc..
Estou com dificuldade para encontrar algum contador capacitado nessa área para que me passe a coisa certa a se fazer na questão de pagamento de tributo.
Moro no interior de Santa Catarina, e os contadores aqui da minha cidade não me passaram segurança na tributação destes aplicativos. Mal sabem o que é Google Play e Apple Store kkkk
Vasculhei algumas contabilidades virtuais pelo Google para contratar uma consultoria, mais sem sucesso..
Para entender como funciona o negócio, lá vai um exemplo.
No Google Play vendo a versão premium de aplicativos, onde fica 30% de comissão pra google e 70% pra mim. Quando o mês fecha, o valor líquido é repassado pra mim no dia 20 do outro mês.
Um CNPJ do Google no Brasil me paga, o Google Payments..
No final do mês o Google me disponibiliza um relatório bem simples, com CPF do comprador, nome, e endereço bem zuado, pois é campo aberto e nem sempre vem certo.
Devo emitir nota fiscal de produto para o Cliente? Se sim, não possui informações suficientes fornecidas para tal, o que fico impossibiltado de emitir NF-e.
O contador me sinalizou que talvez sim, mais depois voltou atrás e falou pra emitir nota de serviço para o Google.
Fora a Apple Store, que trabalha diferente, e toda venda é feita por eles, e só me repassam via remessa internacional, neste caso da Apple acho que é nota de serviço mesmo.
Minha empresa ainda é pequena, mais quero evitar rolo desde já
Alguém aqui na bastter conhece ou sabe de algo relacionado ao assunto?
Obrigado