Me mudei para o interior paulista e meus velhos vieram para cá.
Alugaram a residência deles no RJ e com esse valor conseguiram alugar aqui e ainda sobrou algo por mes. Ademais, há um apto em bairro clase média que não vive vazio, aluga relativamente fácil. Depois que lhe disse que apto só fica vazio qndo cobra-se caro por ele.
O problema é um sapato de um terreno em condomînio de padrão bom (não luxo) localizado em Itaipuaçu (localização longe rs). O valor pago no terreno (em parcelas) não se consegue vendê-lo atualmente (se levar em conta oq renderia as mesmas então), ou seja, perdeu dinheiro. Paga condomínio de 400 reais mês sem usar as instalações. Tem uma RE que paga despesas de 60 meses. Sem dívidas. Além da RE, somente imóveis.
Surgiu a opção de permutar por um imóvel em zona nobre de praia frente ao mar em niterói. Localização e bairros bons, trocaria-se o terreno + 45 meses da RE. é um quarto e sala de 40m2. Condomínio 800 (axo caro , mas é padrão RJ). Axo que alugaria facil por 600 reais para um solteiro, por exemplo.
Vale a pena desfazer de boa parte da RE para se "livrar" no terreno. Abaixa o terreno ele está bem reticente. Ofereceram 30 mil a menos do q ele pede, mas não aceita. Particularmente prefiro a segunda opçao. É certo que não precisa do dinheiro do terreno agr, mas é duro ver o patrimônio congelado e gerando despesas.