Estou lendo os FAQs do site e encontrei o FAQ sobre viagens:
#PAS > FAQ > Viagens Internacionais - PrecauçõesO FAQ está bem completo e muito bom. Como tenho experiência profissional nessa área, sugiro incluir algumas informações de coisas que eu já vi darem problema.
No item 2 eu acrescentaria:
“Leve uma cópia AUTENTICADA de um documento brasileiro com foto (CNH ou Carteira de Identidade). Caso você perca todos seus documento e tenha de fazer um novo passaporte no exterior, uma cópia simples pode não ser suficiente.”
“Documentos importantes para se ter digitalizado no Google Drive, Dropbox, e-mail, etc: Carteira de identidade, Passaporte, Certificado de reservista, comprovante de quitação eleitoral, certidão de nascimento / casamento”
No item 4:
“Se for praticar atividades ou esportes considerados de risco (ski, surf, etc.), certifique-se de que seu seguro cobre essas atividades e, se necessário, contrate um seguro específico. Se for para um país com medicina menos desenvolvida ou para um lugar fora dos grandes centros, contrate um seguro que cubra evacuação médica de emergência”.
No item 5 ou 15 ou 17:
“Além de checar as páginas oficiais do país / cidade para onde você vai, você pode obter algumas informações neste endereço:
http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino. É especialmente interessante verificar as partes de “Costumes locais e legislações específicas” e “Penalidades que destoam das leis brasileiras”. Algumas vezes as leis locais podem ser diferentes em coisas que a gente nem imagina. Em Barbados, por exemplo, é proibido usar roupa camuflada. É sempre melhor se informar antes.”
No item 22, uma vírgula e continuaria a frase:
“mas não leve frutas, verduras, carnes ou embutidos. Normalmente os países tem barreiras sanitárias para impedir a entrada desses itens. Leve apenas alimentos industrializados no pacote fechado.”
No item 23, para deixar mais mastigado:
Este link para consultas:
Rede ConsularE este para emergências:
Plantão Consular E eu acrescentaria um item sobre viagem com menores:
“Quando você for viajar com menores de idade é preciso ter MUITA atenção à documentação, especialmente se o menor não estiver viajando com ambos os pais. Nesse caso é preciso de uma autorização de viagem feitas no padrão do CNJ (
Viagem ao Exterior - Portal CNJ).
E um item sobre visto
“Verifique que você tem o visto correto para todos os países por onde vai passar (inclusive escalas). E se for dirigir certifique-se se você precisa ou não da Permissão Internacional para Dirigir (PID).