Data original: 01/11/2022
Data original: 12/07/2020
Rapazeada, boa tarde.
Sou novo no Bastter... apesar de já conhecer há bastante tempo, só assinei e comecei a estudar mais a fundo o site recentemente. Já li o roteiro do Iniciante, dei uma buscada nas FAQs e não encontrei sobre minha dúvida. Mas se tiver postado no local errado ou se isso já tiver sido respondido peço desculpas.
Minha situação é a seguinte: fiz um financiamento imobiliário (

) há uns 08 meses justamente porque ainda não era frequentador daqui. De 30 anos pra completar.

E aí, depois de estudar no site, quero de qualquer jeito acabar com isso o mais rápido possível. Tenho a possibilidade de ir amortizando a partir das últimas prestações, talvez até duas por mês, além da prestação normal... vendendo os investimentos (exceto a RE) abateria mais um pouco.
Mas a minha grande dúvida: eu tenho um apto próprio... sim, meio surreal, ter um apto próprio e ter entrado num financiamento kkkk... mas é um apto que nunca cogitei morar, longe do trabalho, sempre serviu como fonte de aluguel mesmo (ou seja, era imóvel investimento). E esse apto atual comprei com a patroa, apto que agradou muito a nós dois, lugar bom, perto do trabalho dos dois, aquela coisa toda de "sonho" né... enfim, tá feita a sardinhice.
A questão é: vendo esse imóvel para matar essa dívida logo? Vendendo, acho que sobraria uns 5-10% do saldo devedor, que a gente mataria de vez vendendo algum investimento.
Pergunto porque, tendo lido MILHÕES de vezes pra vender tudo que puder menos RE pra quitar a dívida, realmente em nenhum exemplo vi citarem imóveis dentro dessa leva. E ao mesmo tempo, em algum vídeo do Bastter, ele fala que imóvel se evita vender ao máximo (a não ser que seja um imóvel ruim), devido a todos aqueles motivos, como os altíssimos custos da operação, estar se desfazendo de um patrimônio dos mais seguros etc.