Data original: 01/11/2022
Data original: 12/07/2020
Rapazeada, boa tarde.
Sou novo no Bastter... apesar de já conhecer há bastante tempo, só assinei e comecei a estudar mais a fundo o site recentemente. Já li o roteiro do Iniciante, dei uma buscada nas FAQs e não encontrei sobre minha dúvida. Mas se tiver postado no local errado ou se isso já tiver sido respondido peço desculpas.
Minha situação é a seguinte: fiz um financiamento imobiliário (

) há uns 08 meses justamente porque ainda não era frequentador daqui. De 30 anos pra completar.

E aí, depois de estudar no site, quero de qualquer jeito acabar com isso o mais rápido possível. Tenho a possibilidade de ir amortizando a partir das últimas prestações, talvez até duas por mês, além da prestação normal... vendendo os investimentos (exceto a RE) abateria mais um pouco.
Mas a minha grande dúvida: eu tenho um apto próprio... sim, meio surreal, ter um apto próprio e ter entrado num financiamento kkkk... mas é um apto que nunca cogitei morar, longe do trabalho, sempre serviu como fonte de aluguel mesmo (ou seja, era imóvel investimento). E esse apto atual comprei com a patroa, apto que agradou muito a nós dois, lugar bom, perto do trabalho dos dois, aquela coisa toda de "sonho" né... enfim, tá feita a sardinhice.
A questão é: vendo esse imóvel para matar essa dívida logo? Vendendo, acho que sobraria uns 5-10% do saldo devedor, que a gente mataria de vez vendendo algum investimento.
Pergunto porque, tendo lido MILHÕES de vezes pra vender tudo que puder menos RE pra quitar a dívida, realmente em nenhum exemplo vi citarem imóveis dentro dessa leva. E ao mesmo tempo, em algum vídeo do Bastter, ele fala que imóvel se evita vender ao máximo (a não ser que seja um imóvel ruim), devido a todos aqueles motivos, como os altíssimos custos da operação, estar se desfazendo de um patrimônio dos mais seguros etc.
Enfim, escrevi pra cacete mas agora percebi que poderia resumir isso tudo em uma pergunta: qual regra tem mais peso, pagar todas as dívidas ou não se desfazer de imóvel (que não seja lixo)?
Desculpem o textão e obrigado desde já.