Data original: 15/07/2020
Olá, tudo bem?
Minha família sempre teve um patrimônio razoável de terrenos e imóveis adquiridos com os resultados de uma PME familiar ao longo de 6 décadas.
De uns 5 ou 6 anos para cá o negócio não vai muito bem. Meu pai, irmão e mãe deixaram a empresa largada (eu moro em outra cidade a mais uma década e nunca me envolvi).
Resultado disso é que eles estão consumindo a patrimônio para pagar teoricamente as contas do dia a dia + manter a empresa de pé.
Fazendo contas de padeiro tenho a absoluta certeza que o padrão de vida que eles levam e a necessidade de capital da PME não podem explicar o tanto de patrimônio que foi consumido recentemente.
Ao mesmo tempo sei que o meu pai faz trade as vezes e que acabou de pegar uma dívida bem grande "para aproveitar os juros baixos" e "ter capital disponível".
Enfim, tenho receio deles perderem os 70% de patrimônio que ainda restam e continuarem não tendo renda suficiente pro dia a dia. A aposentadoria deles não é muito boa e eles não estão mais engajados em produzir, criar, gerar valor.
Das vezes que tentei entrar nesses assuntos sinto que meu pai trata de forma bem vaga, desvia e não toma nenhuma ação concreta. Minha mãe fica muito preocupada, mas é daquela cultura de "quem cuida do dinheiro é o homem" e meu irmão também não está nem ai.
Na visão de vocês eu trago a questão pra mesa para tentar ajudar a família ou não me meto na forma que eles estão levando a vida deles?