Prezados,
Vendí meu apartamento e comprei um outro no mesmo condomínio em que moro faz 12 anos.
Este novo apartamento está vazio e aparentemente em boas condições.
Procurei e achei alguns tópicos sobre reformas em apartamentos, os lí, mas permaneço com algumas dúvidas (tenho ciência que as dúvidas são básicas).
Vamos lá:
O serviço é grande: consiste em derrubar uma parede interna, construir uma outra, trocar piso, trocar bancadas de pia, fazer teto rebaixado, fazer armários modulados nos quartos, e por aí vai.
Como funciona este passo a passo?
Como eu imagino:
1) Serviço de arquitetura
Imagino que em primeiro lugar eu tenha que chamar arquitetos, que vão avaliar o que pretendo fazer, e me darão um 1º orçamento: o custo para tão somente elaborar e “desenhar” o projeto.
Aí vem a primeira duvida: Escolho um arquiteto, o cara faz o projeto, eu não gosto, e daí eu vou alterando até ficar do jeito que gosto, e daí sim pago. É isso?
2) Projeto e obra
Este arquiteto terá uma equipe (ou indicará uma) com engenheiros que farão os projetos e operários que executarão.
Tem como lá no início eu ter uma ideia de valor de execução da obra? Este é um segundo orçamento?
Ou seja, meu receio é: Depois do projeto feito, aí o cara manda: “Então, o projeto você já tem, agora para executar isto tudo que você quer fazer custa R$ $$$$$$$$ reais.
3) Regularização e fiscalização
Como vou alterar paredes internas é preciso fazer algum tipo regularização na prefeitura? Creio que não.
Como funciona a fiscalização da obra? Além de mim – obviamente – é o arquiteto quem fiscaliza a obra? Isto é de praxe ou é um serviço adicional do arquiteto?
4) Material
Quem é responsável pela compra dos materiais? Eu ou a empresa que vai fazer a obra?
OBS: Especialmente, se o membro @Bim também puder ajudar agradeço pois ví que ele é bastante conhecedor do assunto.