Do auto da minha parca experiência de mercado (cinco anos de mercado), quase que indissociáveis dos meus ralos quatro nos de Filosofia Bastter, já me permitiu perceber que o cerne de todos os problemas para o investidor amador e, também para os assinantes da site (por incrível que pareça!), é o mito da Grande Cacetada. Por isso, gostaria de chamar atenção para o tema, para que possamos debatê-lo.
O que leva o investidor a entrar num IPO de uma resseguradora, com rolos evidentes de governança? O que leva uma pessoa que junta suas suadas economias a alocá-las em um turn around imprevisível? Um ETF? A despeito das exortações de investidores amadores que possuem muitos anos há mais de mercado que você?
É o mito subconsciente da Grande Cacetada.
É a expectativa que você, sem formação específica, sem experiência prática, sem capital suficiente, será capaz de se antecipar ao mercado, ao ORUTUF, aos tubarões cujo capital bilionário é capaz de subverter cotações, de chinelo e pijama sentado no computador da sua casa conseguirá enxergar aquilo que ninguém está enxergando, e aportar na próxima Magalu, ficando milionário da noite para o dia.
Provavelmente você (eu também me incluo) está com algum problema psicológico, querendo descontar todas as frustrações de uma vida nesta fantasia maluca de que virá a ficar milionário, redimindo toda a sua existência medíocre com apenas um click na próxima Raia Drogasil. Afinal, só você (eu me incluo) está vendo, mais ninguém (e o youtuber que te deu a dica).
Os removidos, com toda a sua equipe técnica qualificada, seus robôs, sua experiência, seus bilhões, não viram. Só você (eu me incluo) e seu "amigo camarada" youtuber. E você, fazendo aquela análise super detalhada da empresa, com direito a call, semestral, webcast, é capaz de analisar todos os meandros e minúcias de uma SA (eu disse SA e não a padaria do vizinho). Uma sugestão que eu dou pra você (eu também me incluo) é mandar um currículo para tal empresa e trabalhar na administração, já que você conhece tanto sobre o seu "case". Vai sair mais rico do que aportar na dita cuja, provavelmente.
Mille diz que "investir em ações para longo prazo é como ficar assistindo grama crescer". André Bacci diz que "assim como no tênis é um losers game, ganha quem perde menos pontos e não aquele que arrisca mais". Logo, percebe-se que o antídoto para esta sua expectativa surrealista é a paciência e a diversificação, e não aquelas horas e horas estudando a empresa ou se arriscando naquele "case" maluco.
Não! Você não vai ficar rico da noite para o dia no mercado. Não! Você não não vai conseguir todas as mulheres, todos os carros esportivos, todos os seus sonhos de criança, com a dica do youtuber. Temos que matar este mito (eu me incluo). No máximo, o que vamos conseguir é colocar as chances ao nosso favor de remunerar nossas economias, fruto de trabalho suado, um pouquinho melhor. Essa é a expectativa que devemos nutrir (ou talvez nem essa).
Logo, vale lembrar: trabalho x aporte x tempo x valor. Diversificação e paciência!
O que vocês pensam sobre este tema?