Data original: 20/07/2020
Cheguei recentemente no site e acho que entendi a simplicidade na análise de empresas e a filosofia bastter no que tange a escolha de empresas, e gostaria de saber se é isso mesmo ou se ainda tem algo de errado.
Analisar uma empresa olhando o seu balanço completo é uma tarefa difícil, sendo que nenhum dado pode ser olhado isoladamente e não há fórmula que possa ser usada para dar uma palavra definitiva. Assisti à algumas lives do Mille e vi como ele fala de ligar para o RI da empresa, olhar vários fatores, realmente entender a empresa.
Mas toda essa "complexidade" se quiser realmente entender toda a empresa e não cair em sardinhagem de usar fórmulas ou usar indicadores isolados.
Uma outra forma, é escolher algumas características que nos ajudem a fazer uma análise "macro" da empresa e nos permite rapidamente excluir empresas ruins. Aqui na bastter.com essa características são Tempo de IPO, lucros consistentes, liquidez na ON e dívida equilibrada.
Dado isso que você já consegue excluir empresas ruins, qual seria a melhor empresa a se comprar? Bom, não existe isso, e também não existe fórmula para determinar isso. Devemos nos contentar e ser felizes em sermos sONcios de empresas "boas o suficiente". E a partir daí ser sONcio de um conjunto de empresas boas.
Esse conjunto deve ser diversificado o suficiente para mitigar o risco idiossincrático de uma empresa e também mitigar os danos da nossa ignorância individual.
E então como encontrar essas empresas para eu "analisar"? Se, hipoteticamente, não se conhece nenhuma empresa, pode começar olhando as empresas que são classificadas como #SuperPas e #Pas, olhar o ranking, olha empresas concorrentes das, etc.
A compra de empresas deve ser sempre feita de forma gradual e o acompanhamento com frequência bem espaçada (anual). Tentar no máximo ignorar cotações e notícias, e só sair de empresas se elas perderem valor (dada as características definidas para análise).
A saída deve ser bastante cuidadosa, dado que sair de uma empresa boa pode ser pior do que ficar em uma empresa ruim.
É isso? Disse alguma coisa errada? Esqueci algo importante? Provavelmente repeti coisas que são ditas pela comunidade, mas pessoalmente aprendo quando tenho que explicar as coisas com minhas próprias palavras e gostaria de ver se aprendi mesmo. Desde já agradeço as respostas.