Olá pessoal,
Sou pertencente da família (sobrenome) cordeiro proveniente do cariri da paraíba. Há anos atrás já tinha lido vários artigos e vídeos de estudiosos falando que os cordeiros dessa região muito provavelmente são judeus sefarditas. Existe até documentário (A estrela oculta do sertão) sobre alguma desses descendentes de judeus no cariri e sertão da paraíba.
Até meus familiares já falaram que nós somos descendentes de judeus (sem comprovação apenas boato). Eu nunca liguei muito pra isso, mas depois que eu vi a importância de ter dupla nacionalidade e de saber que, caso seja judeu sefardita, eu poderia tentar adquirir cidadania portuguesa, decidi dá uma procurada para saber como eu posso tentar comprovar se sou realmente descendente dos sefarditas.
Já tentei entrar em contato com alguns historiadores para me ajudar a procurar e fazer árvore genealógica mas os que eu falei até agora não trabalham com isso.
Inclusive falei com um colega aqui da bastter, que tinha feito uma postagem sobre, e ele até me passou o contato do historiador que o estava ajudando nesse mesmo processo mas o mesmo era de outro estado e não tinha muito interesse em me ajudar, apesar de que o mesmo também disse que provavelmente eu era descendente de judeu.
Tenho muitas dúvidas e estou MUITO perdido sobre como é esse processo de comprovação de descendentes.
E por estudo genético/DNA ou é através de montar a árvore genealógica da sua família através de registro de nascimento até chegar nos seus antepassados (nesse caso acho que é um historiador)?
Quem puder me ajudar com sites, prestadores de serviços, contatos, dicas ou qualquer informação que possa me guiar a tentar esse processo agradeço demais.