Rio de Janeiro: Segunda-Feira, 20/07/2020.
Fiz uma reserva de emergência em um fundo DI, por conta de um analista financeiro CFP, que encontrei na web por indicação de um canal no youtube(não vou falar o nome). Paguei uma grana pela dica furada do analista, paguei umas 2 sessões de 300 com ele e depois mais 1 de 300 com um outro, para uma segunda opinião. Tudo isso em 2019, foram R$ 900 reais.
Dai, depois de uns 10 meses na mão dos dois "analistas independentes", resolvi estudar por conta própria, tanto aqui quanto em outros lugares. Até mensagem para canais de corretora no youtube (chat em live) eu mandei, para analisar se eu estava fazendo o certo, todo mundo dizia que sim eu estava certo em deixar no DI, só precisava me atentar a taxa de 0.3% por conta da Selic, e bla, bla, bla.
Conclusão, entrei no fórum a uns meses e assinei a umas semanas. Resolvi testar a minha RE e fazer uma retirada, para a poupança, porque depois de “devorar” o site achei boas as dicas do bastter e dos usuários. Saquei o equivalente a 3 meses de minhas despesas, para a minha poupança. Metade do valor no fundo para a poupança, para testar minha RE.
Fiz um saque do fundo DI hoje as 19 horas e até agora 21:00, nada. Perguntei para o suporte da Corretora(assessor da corretora) e a previsão para cair na minha Conta Poupança é de 1 ou 2 dias corridos. Perguntei para o suporte(assessor) da corretora, disseram que pode demorar mais por conta de uma falha no sistema deles(manutenção no sistema).Meu fundo é D+0, meu assessor de investimentos nem sabia disso. Fui entrar no aplicativo da corretora para tentar fazer outro saque, o app parou de funcionar. To me sentindo um idiota, agente aprende, aprende, aprende e morre burro.
Espero ajudar a outros, que como eu, contratou e confiou nos analistas “independentes” CFPs da vida. Ok, eu era bem mais idiota do que sou hoje e não fazia a menor ideia de uma estratégia realista de investimentos. Mas RE deveria ser o básico do básico para um cara que te cobra 300 reais/hora. Enfim, o erro foi meu.
Aprendizados: Ninguém vai trabalhar pelo seu dinheiro melhor que você, então estude finanças. E se não morar num lugar perigoso, tenha algum dinheiro em casa. Porque até o sistema do bancão pode falhar, na hora H.
Frase de ouro do bastter: Reserva é para ser usada.
E porque isso é importante?! Porque usando você testa o sistema da sua RE, mesmo que esteja numa poupança você testa o sistema deles sacando e usando quando precisar. Vai que seu celular está desatualizado e você precisa usar o dinheiro, mas tem que atualizar o aplicativo do banco e tudo demora uma eternidade, o sistema deles falha e você fica na mão. Ou seja, tudo o que planejou da errado. Depois repõe, mas testa. Eu vi isso porque testei(sou cabeça dura), apesar da burrice do DI, se eu não testasse não teria aprendido nada.