Hoje estava lembrando na época que fiz um curso para tripular certo tipo avião. Quando os alunos chegavam na cabine, se assustavam. Eram centenas de botões, chaves, painéis, sistemas e muita informação para fazer aquela maquima voar. Parecia algo gigante e bastante complexo. Como fazer pra tripular algo assim. E o pior era um avião, não dá para dar uma estacionada para ver o manual, ou consultar outra pessoa, ou qualquer outra coisa. É com vc. Não tem jeitinho, ou resumo, ou um atalho.
Mas incrivelmente, a medida que vc vai aprendendo o funcionamento de cada sistema na teoria, depois vai lá e pratica, treina. Aos poucos, aquilo que no começo parecia grande, e muito complexo pra vc, começa a ficar simples. E o tempo vai passando, você começa a realizar os primeiros voos, e começa a ficar mais treinado e mais seguro. E com mais tempo e mais experiência, aquilo começa a fazer parte de vc, como se fosse extensão do seu corpo. E tudo passa a ser feito quase que automático, quase sem pensar. E pra vc tudo passa a parecer tão simples e tão óbvio.
Assim também é com investimentos. Quando vc começa, é tudo muito complexo, são muitas informações, muitos princípios que vc precisa saber. E vc já quer "decolar" logo, mas antes precisa conhecer como o "aviao das finanças" faz para decolar e manter o voo com segurança. Esse processo demora um tempo, é normal, mas no final vai valer muito à pena, porque só assim vc vai fazer sua vida decolar e chegar no destino planejado.
Depois que vc conseguir pilotar sozinho as suas finanças e surgir um "novato" querendo aprender a voar como vc, não se esqueça do longo caminho que vc percorreu, de que vc um dia foi como ele, e seja humilde para entender as suas dificuldades.