Data original: 22/07/2020
Contextualizando... fui demitido juntamente com a chegada do corona, tenho minha r.e e o seguro desemprego para segurar as pontas até outubro..., hoje nem uma dívida e moro com meus pais, apenas ajudo com x valor mês, pois posso e gosto disso...
Enfim... Gosto de desafios e criar coisas... Sou formado em Economia e até então só tinha feito estágio na área...
Meu sogro tem uma empresa, ferramentaria, trabalha com torno, fresa, retifica, onde ele a mantem por 10 anos, ele nas máquinas e sua mulher, minha sogra, na administração.
O cara é realmente muito bom, um monstro em sua área, mas a administradora durante todo esse tempo não fez nada na empresa, apenas pagou as contas e se manteve sobrevivendo, igual uma PF qualquer...
Hoje a empresa tem uns 4 bons clientes, que sempre fazem entrar serviços grandes, como 10k, até mesmo pedidos de 50k faturado entram uma vez a cada dois meses... Voltando ao assunto. A dois meses atrás resolvi sentar para ver os números da empresa, para meu espanto não havia controle algum, zero mesmo, não havia controle de futuras entradas, apenas tinham os boletos a serem pagos em uma impressos em uma pasta. Conversei com eles e voltei para casa. TOmei uma decisão de ajuda-los, sem custo algum, pois primeiramente queria ver como é a empresa, entrei nas contas dos bancos levantei valores a entrar, valores a sair, dividas e emprestimos, entre outros, fiquei feliz, a empresa estava negativo apenas 1k. LOgo pensei, empresa a 10 anos, sem gestão alguma e divida 0, ruim não deve ser. Resolvi me aprofundar mais e vir tres vezes na semana.
Como sou jovem e pouca noção de gestão de empresas e mercado, comecei a procurar o básico sobre empresas.... Hoje temos de forma automatizada e bem separadas, entradas de valores, saida de valores, fluxo de caixa presente (temos um entrada - saida = saldo do dia; e um gráfico que nos mostra um curto prazo, 1 mês pq so tem valores que sabemos, não tem nem uma geração futura de caixa); hoje temos tbm uma planilha que nos retorna nossa margem de lucro em cima de orçamentos, e custos detalhados, por terceiros, nossas despesas fixas e variaveis em cima de um produto que iremos produzir tudo de forma automatizada.
Semana passada, depois de 2 meses, consegui chegar na DRE, e fiquei surpreendido que nossa margem média de junho e julho está em 28%... pra setor de serviços é alta... consegui puxar apenas dois meses, pois como eu disse, não havia controle, e a contabilidade que presta serviços para a empresa é horrivelmente ruim, pois como a empresa nunca enviou os documentos correntos para ajudar na conciliação, ao pedir o faturamento do ano passado veio um número totalmente distorcido...
Hoje a empresa tem bastante serviços mas a logística não está muito boa, quem deveria ficar nas máquinas fica na administração tbm, para ajudar... problema que estamos resolvendo aos poucos, pois o fluxo de serviços é interessante e tem trabalho para que as maquinas fiquem o dia todo ligadas... porem não ficam... quanto a este problema, que eu gostaria de mostrar estamos alinhando... sabemos que mais tempo de maquina, mais rapido e maior o fluxo de receitas... além de termos um controle de todos os orçamentos em andamento e pedidos em aberto.
Hoje depois de 2 meses não ganhei um tustão, apenas peço alimentação, nem transporte estou pedindo, venho 20km de bike, todos os dias, pois realmente quero ajudar e, agora, vendo os número parece que tme bastante ORUTUF... e posso começar a ser remunerado...
O que gostaria de ajuda é: o que fazer? Quem tem empresa, ou um alto cargo dentro de uma em questão administrativa, ou uma visão mais ampla e gerencial sobre processos, poderiam me indicar algum livro, alguma sugestão, alguma dica, algo para ajudar uma empresa a ser empurrada.
Pq oq penso é, geralmente as empresas quebram em 1 ano, as que nao quebram neste periodo 90% quebra em 5... eles estão bem, ao menos vivos, sem ter nem um controle... e cara, não tem dividas... já pedi o BP para a contabilidade para ter este documento e ver o que mais consigo fazer....
SObre a questão de pro-labore, que antes qualquer resto que ficava no final do mes ia para eles não esta mais acontecnedo, estamos criando um caixa para a empresa... e pagando um prolabore fixo...