Parece até meio absurdo um assunto desses já que no mundo ideal ninguém iria piratear nada mas queria falar um pouco sobre os perigos de se usar software crackeado.

Garanto que muita gente aqui já deve ter usado cópias pirateadas de softwares famosos como a suíte Office, o próprio Windows ou programas de cálculos estatísticos como SPSS, GraphPad, MatLab, dentre outros. Eu mesmo já usei Windows e Office piratas por um bom tempo quando era mais novo.
E eu entendo o lado de quem acaba indo por esse caminho, principalmente quando não se tem grana, já que uma licença do Windows é cara, uma licença do Office era cara (hoje acho que vendem por meio de assinatura que por fim barateou mas a Microsoft cada vez mais captura dados dos seus usuários então meio que você se tornou parte do produto também e isso acaba "barateando" os custos).
Mas não faz sentido nenhum piratear softwares assim, principalmente por motivos financeiros.
E por que não se deve piratear?
1 - Pelo motivo mais óbvio de todos. Pirataria é crime e a gente deve buscar fugir de rolos na vida, ainda mais de cometer crimes. Usuário doméstico sofre menos com isso mas já soube de casos que empresas e órgãos públicos que crackeavam software da Microsoft tiveram que pagar multas milionárias devido ao uso de pirataria. Fora o problema ético de desvalorizar o trabalho de uma cadeia de profissionais que criaram aquele software só pra você bancar o esperto.
2 - Quem usa cracks para burlar a verificação de autenticidade de softwares muitas vezes visitas sites suspeitos, cheios de links suspeitos e numa dessas visitas pode, antes mesmo de fazer o download do crack, clicar em algum link indesejável e acabar fazendo o download de um malware para o computador.
3 - O próprio crack em si na grande maioria das vezes é percebido pelo software antivírus como uma ameaça e é bloqueado. E o que quem distribui o crack recomenda? Desativar o antivírus para poder instalar o crack. Genial! Você abriu as portas do seu computador para um programa que você não faz a mínima ideia do conteúdo do código fonte só pra economizar uns trocados. Quem garante que esse crack não fiscaliza sua atividade no computador? Não liga sua webcam sem você perceber e envia as imagens para alguém na Europa Oriental? Não liga seu microfone enquanto você tá numa atividade cotidiana em casa e tem alguém na Ásia escutando o que você tá falando? Ou até grava o que você digita e assim captura dados de cartão de crédito ou outro tipo de coisa. Tá achando isso muito absurdo? Coisa de filme? Olha isso aqui:
4 - Você pode acabar contaminando não só sua máquina mas todos os computadores ligados na sua rede doméstica ou profissional. Um simples crack pode vir com um malware que contamina todos os computadores na mesma rede, e aí o problema que era só seu vira problema de outras pessoas.
5 - O software pode não funcionar como deveria, pode não receber atualizações de segurança e essa falha de atualizações pode abrir novas brechas de segurança em seu computador.
6 - Existem opções gratuitas de softwares pagos caso pagar realmente não seja opção. Como sistema operacional o Linux evoluiu muito, não é mais necessário pagar licença de SO se não for para trabalhar necessariamente com outros softwares proprietários. Caso se tenha a licença do Windows mas não seja necessidade pagar o Office, existem suítes semelhantes ao Office gratuitas de código aberto que cumprem bem seu papel também. Cada vez mais existem opções gratuitas de softwares proprietários que podem quebrar um galho caso realmente não seja necessário trabalhar com softwares proprietários.
7 - No caso de softwares estatísticos tem opções tão ou mais poderosas quanto aprendendo linguagens de programação como Python e R, que são de código aberto, gratuitas, e poderosas para esse fim.