"Livre-se das dívidas o mais rápido possível"
Esse é de longe o ensinamento mais básico e mais importante da Bastter.com. O chat de ontem me fez lembrar de um pessoa que me procurou há quase 2 anos pedindo alguma orientação sobre questão de finanças pessoais. Eu não costumo falar sobre finanças, mas no caso específico eu trabalhava com orientação de casais e esse casal já havia feito curso comigo e minha esposa.
Marcamos um dia e conversamos. Pra minha surpresa, a pessoa
tinha várias dívidas. Com todo o tipo de "diversificação" possível até o mais alto nível (juros altíssimo mensal).
Toda essa dívida começou bem pequena, comprando coisas banais até que virou um monstro e estava tirando a paz de toda a familia. As orientações foram as basicas: reduzir custos, pagar as dívidas com juros maior primeiro, vender o que dá pra vender e até pegar cesta básica rolou.
A dívida, depois que fica descontrolada, humilha a pessoa. Envergonha diante da família e dos filhos. É muito triste e muito difícil de sair dela sem dor.
Resumimdo, hoje essa família está a 3 meses de quitar a dívida mais pesada e sofrida. E quando terminar, vai ter pago pelo menos 3 vezes mais do que pegou emprestado. Mas finalmente vai voltar a ter #Pas.