Desde que comecei a programar com intenção de mudar de profissão me deparei com algumas situações que mais recentemente ficaram mais evidentes quando peguei um cliente com um sistema web mais robusto pra ser feito:
- Eu programava no notebook, que tem uma tela de 13 polegadas e pra se criar um sistema web a gente tem que ficar direto abrindo navegador, testando software, abrir várias janelas com código, etc, etc e etc. Os dedos do alt tab começaram a cansar. Programar com uma tela pequena diminuía um pouco a produtividade.
- O notebook é antigo, só tinha 4 gb de RAM e isso diminuía também um pouco a produtividade.
- A mesa onde trabalho é uma escrivaninha da minha namorada, pequena mas que quebra o galho, e eu sentava em uma cadeira de madeira meio desconfortável. Isso me gerou algumas dores nas costas e no ombro.
Com os freelas que acabei pegando e esse último, começou a entrar uma grana extra que me possibilitou engordar minha RE que tá em construção (há anos

) e eu achei que enfim ia finalizar a RE e voltar a aportar.
Mas daí pensei nos problemas que citei acima. Que os ganhos extras estão vindo mas que eu poderia potencializar esses ganhos investindo mais em mim e nas minhas ferramentas.
O ganho na RE hoje ia ser real mas se eu continuasse batendo cabeça com tela pequena, com cadeira desconfortável, com notebook travando, esses ganhos poderiam não escalar, eu poderia, sei lá, bater o carro, consumir a RE e demorar mais pra voltar a aportar.
Então desde que começou a entrar grana extra eu passei a investir mais em mim e nas minhas ferramentas do que na RE.
Quando comecei na moderação aqui comprei microfone que me possibilitou dar chats e gravar vídeos com um som melhor.
Recentemente aumentei a quantidade de memória RAM do meu notebook pro máximo que ele aceita. Já fiz alguns upgrades nele mas ele já é antigo então o próximo upgrade vai ter que ser um novo.
Com esse freela novo, que me possibilitou com a venda do software ter quase um salário líquido no meu emprego formal, investi em monitor maior, suporte para o notebook (para usar dual screen ao lado do monitor), comprei uma cadeira mais confortável e assim consigo desenvolver melhor e até dar chats melhores com duas telas pra organizar melhor a bagaça na hora do chat. Já sinto um ganho um pouco maior na hora de desenvolver alguma coisa e na hora dos chats.
E agora pretendo pegar um curso que acho que vai acelerar um pouco mais meu conhecimento e me fazer entregar softwares melhores e de uma forma melhor.
A mão pra voltar a aportar chega a tremer mas acho que em um momento assim é interessante ver como o ganho de investir em si como profissional pode trazer ganhos ainda maiores no médio e longo prazo.
Então se você tá em uma situação financeira não lá muito boa ou até se está mas não abre mão do aporte, mesmo se tem algum curso que pode te tornar mais produtivo, mesmo se tem algum equipamento que você possa ter que possa aumentar seus ganhos, avalie pensar mais no médio e longo prazo do que no curto prazo. O tempo é importantíssimo no ganho de patrimônio mas muito tempo com aportes pequenos é pior do que menos tempo mas com aportes mais significativos.