Pessoal,
Vejam se alguém pode contribuir.
Conheço construções (sou engenheiro de formação) e tenho interesse em investir na construção de casas (MCMV), com capital próprio, cuja venda seria financiada pela caixa. Tenho ciência dos riscos e o modelo seria realizado através da contratação de construtora de pessoa que confio.
A participação seria como investidor, adquirindo o custo do terreno e pagando o custo de construção do construtor e um % após a venda pela PJ da construtora.
Considerando que não tenho interesse em abrir Pessoa Jurídica e nem tenho interesse em me meter em rolo, me deparo com a seguinte dificuldade:
- Amizades a parte, há algum modelo de formalização de contrato que me permita mitigar riscos em relação à empresa contratada (pode ser de um amigo, mas as vezes imagino que pode ocorrer uma treta com sONcio, separação, causa trabalhista...)?
- Nesse modelo, como ganhar eficiência tributária (menor forma de pagar impostos), de forma legal (sem se meter em rolo)?
Em relação aos riscos de venda ou construtivos, tenho como fazer minha análise. No entanto, meu principal problema para finalizar meus estudos é essa avaliação de riscos em relação ao modelo de contrato, suas garantias e tributação.