Algo muito debatido aqui no site é sobre não ser resistente às mudanças. Resistente no sentido de se vem por aí alguma mudança que nos ameaça de alguma forma, tentamos lutar contra ela, tentamos nos sabotar mentalmente, estilo taxistas x uber. Muito taxista lutou contra a mudança causada pelos aplicativos de transporte, alguns pensaram "isso aí não vai pra frente, não preciso mudar nada no meu estilo de atender o cliente", e certamente quem pensou de forma resistente acabou se saindo pior do que quem tentou se adaptar às mudanças.
Recentemente eu andei vendo uns vídeos sobre uma inteligência artificial que andam desenvolvendo que é capaz de criar pequenos códigos de programação sem um programador. A evolução dos resultados que andam tendo é espantosa. Basta digitar o que se quer que o algoritmo prepara um código de programação que faz exatamente (ou pelo menos chega perto) o que foi pedido.
Muito programador, principalmente iniciante, viu nisso uma ameaça à carreira de programador. Vi gente dizendo que ia desistir da área e tentar a sorte em outra área.
E foi até uma situação engraçada, porque a tecnologia varreu diversos empregos durante as décadas, criou novos empregos, e agora que aparece algo que parece ameaçar a vida do programador o pessoal fica nervoso, fica preocupado, começa a pensar em "meus deretchos".
O fato é que a história mostrou diversas vezes que de nada adiantou lutar contra as mudanças. Elas varrem quem é resistente. Na melhor das hipóteses a mudança é adiada mas um dia ela chega.
Como este tópico eu resolvi postar na #VaiLáeFaz, não vou me ater muito ao assunto do algoritmo em si e os empregos de programadores, mas o que posso afirmar sobre esse caso é que quem mais ficou preocupado eram os mais iniciantes na carreira, quem acha que programar é só sobre escrever código. Na verdade esse algoritmo pode acabar ajudando programadores a escreverem códigos mais rápido. Se vai tirar emprego de programador, eu não tenho bola de cristal pra saber.
O que eu quero realmente levantar com este tópico e com este assunto é a importância de se desenvolver, de tentar sempre ser hoje melhor do que você era ontem, de diversificar fontes de renda, de criar algo seu, de não parar no tempo, etc.
Se chegar o dia que a tecnologia varreu seu emprego, seja você qualquer tipo de profissional, o seu desenvolvimento pessoal e profissional constante (além do acúmulo de patrimônio para passar por períodos de escassez de forma mais tranquila) certamente vai te ser útil para buscar outras fontes de renda.