Embora eu tenha assinado o Bastter Blue só bem recentemente, lurko no site há um bom tempo. Vi muita coisa boa por aqui. De longe o melhor do site é mostrar a importância da diversificação, não só nas nossas finanças, como também no nosso trabalho e nas nossas prioridades (leia-se: Não ser obcecado com seus investimentos).
Quando eu tinha 14 anos tentei começar a programar mas desisti rapidamente. Falta de estrutura e força de vontade, coisa de criança. Ainda esse ano voltei aos meus estudos de programação e isso deu uma valorizada enorme no meu trabalho (trabalho no mercado financeiro. Mi julguein kkk). É incrível como saber resolver problemas com computadores multiplica nossa produtividade. Bom, de qualquer forma, digo que o Bastter foi um dos principais catalisadores que me levaram a voltar a programar (com o livro Sonho mais ou menos grande). Também tenho tirado o foco cada vez mais dos meus investimentos e estou voltando minha atenção a novas possibilidades e à solução de problemas. O mercado de capitais não vai me deixar rico. Meu trabalho é que vai me deixar menos frágil à pobreza.
Agradeço não só ao Bastter, mas à comunidade como um todo, pois o site é construção da contribuição de todos. Eu não gosto muito de comentar em fóruns online (sempre achei perda de tempo porque ou ninguém liga ou só vão te criticar), mas achei que seria bom deixar meu pequeno tijolinho agradecendo aqui. A comunidade tem vários tipos de usuários, alguns com pavio curto (sem referências ao chefe), outros sábios e experientes, outros que tratam a filosofia como uma seita, bom, todo tipo de gente. Mas ter todo tipo de gente é o que permite ao site ter pontos de vista diversos e dar um "movimento browniano" nas nossas ideias.
Hoje tenho 22 anos e vejo que em muitos sentidos tenho seguido o caminho certo (ou o menos errado) e de uma forma ou de outra isso aconteceu pois ouvi pessoas mais sábias ou que têm as mãos mais calejadas. Minha carteira, embora ainda pequena, é mais do que meus pais ou meus avós poderiam sonhar em ter quando tinham a minha idade nas condições em que eles cresceram. Consegui isso por meio de educação, consciência e esforço, não por meio de "oportunidades", análise de gráficos ou outras coisas tão assim esotéricas. Disso eu me salvei a tempo.
A propósito o Bastter system é muito bom e só ele já vale a assinatura. Gosto de pensar que não foi um custo, foi só uma alocação diferente de dinheiro que eu perderia sardinhando por falta de conhecimento kkkk
Agora estou tentando superar a mãe das minhas sardinhices: Olhar preço e site de "trêidér" de manada, coisas que ativam a parte mais idiota do nosso cérebro. Ainda não consegui, mas nenhuma idiotice nessa vida se supera sem um certo custo mental, não é verdade?