É uma dúvida que tem consequências na declaração anual (e o meu propósito é justamente descobrir isso), mas é uma dúvida específica da JTWROS, por isso achei melhor postar ela aqui em STOCKS.
Bom, a minha dúvida é: quem é o detentor dos ativos e, por consequência, no CPF de quem vai a declaração anual?
Entre em contato com a passfolio e obtive alguns esclarecimentos, mas não foi o suficiente, e parece que eles não podem chegar nem perto do assunto tributário, talvez por alguma questão normativa, não sei.
O que obtive de esclarecimentos foi que na JTWROS deles (e não sei se isso muda de corretora para corretora, provavelmente não, mas me corrijam se eu estiver errado), ambos os titulares podem enviar dinheiro, ambos podem mandar ordens e os beneficiários* dos ativos são sempre os dois, 50% para cada um.
Pra mim, a consequência lógica do que ele falou, é que tem que ser tudo declarado 50% no CPF de um e 50% no CPF do outro. Porém, nem tudo é lógico e algumas coisas não fazem sentido. Portanto, prefiro confirmar por aqui, até pra saber se isso é igual em todas as corretoras ou se pode ser diferente (eu imaginei que a conta JTWROS não mudasse nada em vida, apenas mudasse quando um morre, ficando mais fácil para o outro receber os ativos).
Vou dar o quote aqui para facilitar, mas se outra pessoa souber, fico grato. @Huoya, @Bastter.
*eles não utilizam o termo beneficiário dos ativos, pois o detentor é a DW, e a gente fica cadastrado na corretora como beneficiário dos ativos, mas tudo bem. Isso aí o normal, mas mantive a nomenclatura por ele utilizada.