Cadastrei minhas movimentações dos últimos anos e percebi alguns problemas na aba Financeiro/Aportes, mais especificamente no gráfico Consolidado Anual.
Entendi que o objetivo desse gráfico é meramente informativo, e serve para que você veja visualmente a evolução da sua capacidade de aportar. Mas achei o conceito bem útil e interessante. Contudo algumas movimentações do patrimônio não são exibidas, e isso distorce completamente o resultado apresentado no gráfico.
1) Percebi a seguinte frase no topo: "Ativos com posições zeradas (venda total) não são considerados no consolidado anual.". Não entendi o objetivo disso, e pelo menos no meu caso, isso distorceu absurdamente o gráfico. Tive alguns tesouros diretos com valores relevantes que venceram e assim que venceram eu realoquei o dinheiro em outros ativos. Porém, a venda não é descontada no gráfico (apesar de aparecer na tabela). Isso faz com que o meu aporte no ano que houve o vencimento seja mostrado no gráfico em um valor muito superior ao aporte realmente realizado. Por exemplo: venceu tesouro de RR$ 100, além disso aportei mais R$ 50 de dinheiro advindo de salário. Dessa forma, meu aporte real que deveria ser mostrado no gráfico é os R$ 50, uma vez que os R$ 100 é só uma movimentação entre ativos (vencimento do tesouro e aporte em outros ativos). Mas no gráfico é exibido R$ 150, distorcendo completamente o gráfico em relação aos outros anos.
2) As movimentações em imóveis (aquisição e benfeitorias) não são exibidas nesse gráfico. Isso também distorce o valor apresentado no gráfico, tendo em vista que nos anos onde o aporte é mais direcionado à aquisição ou benfeitorias de imóveis são exibidos com um valor muito baixo de aporte.
3) Outros tipos de renda fixa que não sejam tesouro direto não são exibidas no gráfico. Acredito que isso decorre do fato de que todas as rendas fixas, exceto TD, não possuem aquele símbolo de + que permite cadastrar diversas transações (com datas de compra e venda), como ocorre em todos os demais tipos de ativos.
Como eu disse anteriormente, sei que esse gráfico é somente informativo e não interfere no algoritmo para determinar os ORUTUFs aportes, mas acredito que se ele estiver refletindo realmente a evolução anual dos aportes, ele pode ser visto como um motivador ainda maior para continuar seguindo a filosofia.
Seria possível acertar essas coisas no gráfico?
Grato