Na década de 70 meus pais se mudaram para um bairro novo de uma grande cidade do estado de são Paulo... um loteamento novo, poucas casas e sem nenhum tipo de comercio.
Um monte de feirantes ambulantes atendiam as necessidades da população, frutas, verduras, sorvetes, algodão doce, pamolhas, queijos etc, etc.......
O bairro cresceu......e hoje tem diversos prédios comerciais, bancos, lotéricas, lojas. hipermercados. etc…. E os ambulantes sumiram........
De todos os ambulantes apenas o Sr. Bocada, continua trabalhando como se nada tivesse mudado, vendendo frutas, verduras e legumes em seu velho caminhão FORD...o fordão verde......
O Sr Bocada (o nome é Orlando, mas colocaram esse apelido, talvez pelo tamanho da boca) tem mais de 80 anos de idade, e desde que eu entendo por gente...ele vende verduras e legumes no FORDÃO VERDE, gritando no autofalante
Ontem fui visitar meus pais......e no meio de tanta evolução que aconteceu no bairro o Sr Bocada é a única coisa que sobrou de 40 anos atrás.......
Como ele me conhece desde sempre, levei um papo com ele…e perguntei porque ele é o único feirante que ainda consegue competir com os supermercados….
Ele respondeu....
“Seu menino, o meu segredo é que eu nunca olhei para as frutas e verduras que estão na caçamba e nem o dinheiro que eu coloco na gaveta” (sic)
“Todos os dias eu vou no ceasa, compro a mesma quantidade......tem dia que vendo mais, tem dia que vendo menos.... Paro de trabalhar pontualmente as 16:00hs e todos os dias no retorno para casa eu passo na favela e dou tudo o que sobrou para quem precisa........não fico sabendo se vendi mais batata ou vendi menos tomate e nem quanto doei para o pessoal que não pode pagar, assim não fico sabendo se aquele dia a venda foi boa ou ruim. (Sic)
Chego em casa coloco o dinheiro na gaveta e não conto quantas notas tem......(sic)
Uma vez por mês eu abro a gaveta, junto tudo e contabilizo as compras do ceasa, contabilizo o lucro e deposito tudo na poupança..........(sic)
A 50 anos trabalho assim, sou semi-analfabeto, mas construí 4 casas, paguei faculdade para as 3 filhas, casei todas elas, e só trabalho porque não aguento ficar em casa.........(sic)
Meus companheiros e concorrentes desistiram porque ficaram preocupados em contabilizar cada lucrinho ou prejuízo diário, ficaram preocupados com preços específicos de cada legume, ficavam desanimados quando a caçamba da camionete voltavam cheias.......e só queriam lucros todos os dias....não aceitavam ter dias ruins.........(sic)
Acho que dá para ser igual o Sr. Bocada na bolsa..............