Data original: 17/08/2020
Fala pessoal, beleza?
Estou com uma certa dificuldade em escolher possíveis fii's pra minha carteira sem entrar em detalhes, burro que sou tenho certeza que vou acabar fazendo besteira. Venho aqui então abrir uma possível discussão pra que possamos melhorar nesse quesito.
Por enquanto tenho levado em consideração em ordem de importância:
1- Liquidez
2- Gestor
3 - IPO
4 - Multi-Multi
5 - Vacância
6- Taxa de adm (tento ver se está em conforme com outros fundos)
7 - Taxa de performance (evito fundos que o tenham, mas não consegui mensurar ainda o quão ruim isso pode ser em detrimento de outras coisas boas do fundo)
Dúvidas que acho pertinentes:
1- Vamos supor que temos um gestor excelente por trás de fundos antigos na bolsa, o fator IPO recente de possíveis novos fii's desse gestor pesa muito também ou passa a ser fator não muito importante?
2- Não faço a minima ideia de como analisar (bem) imóveis pela sua qualidade/localização, basicamente imagino que se a vacância história é baixa provavelmente esses imóveis/localização são bons... tem algo que vocês fazem aqui pra seguir um padrão simples?
3 - Sobre diversificação: Por enquanto tem menos de 10 fii's que se enquadram perfeitamente nos meus critérios e tenho medo de não estar diversificado o suficiente. A comparação com fii's é feita de forma diferente de ações por terem mais diversificação interna com os imóveis? 10 fii's com 10 imóveis cada poderia se equivaler por exemplo aproximado a 30-100 empresas?
4 - Essa é meio off topic, mas pelo que vejo de fii's, a idéia é que a distribuição por cota aumente com o tempo, mas vejo o contrário por aqui, as distribuições vem diminuindo com o passar do tempo na maioria dos fii's que eu vejo. Isso ocorre em função das subscrições ou pode ser apenas um momento de mercado ruim?
5 - Bons fundos mono imóveis poderiam entrar em uma carteira bem diversificada em um peso menor?
6- Acham outros pontos fundamentais? Como por ex qualidade dos locatários e contratos?