Relato pra quem quer fazer uso desse “direito”. Respira e vai, mas sabendo que é o negócio é agarrado. Se puder abrir mão do valor, é o melhor dos mundos, esquece que existe (como a comunidade geralmente recomenda aqui)
Compra de 1º imóvel a vista para moradia. Contratei advogado especialista, corretora que intermediou se mostrou péssima e sem interesse algum de me mostrar o caminho das pedras (já esperava!). Só conseguiria comprar a vista sacando o meu FGTS (equivale a 15% do imóvel). Assinei o instrumento de sinal e paguei uma entrada justa pelo apto (50 dias atrás). Antes de entrar no negócio, ouvi de várias agencias que o serviço de entrada de saque de FGTS havia sido suspenso na CAIXA RJ por causa da pandemia.
No entanto, um despachante (tb correspondente da caixa) afirmou que eles conseguiriam tocar o processo sem problemas. Contratei o serviço. O processo andou, vistoria e tudo mais. Em um momento ele pede pra eu depositar um valor considerável (tx de emissão de contrato - que é um valor tabelado pela caixa) + uma diferença a mais que não sabia o que era) na conta da empresa dele. Desconfiei e meu advogado orientou que o recolhimento desses tributos tem de ser por boleto e sugeriu de eu ir pessoalmente na agência já que não me ofereceram essa opção.
O despachante agenda um horário e vou na mesa da gerente que argumenta que como não sou cliente da Caixa e como não tem financiamento envolvido esse serviço não traz benefício nenhum ao banco e colaboradores. Talvez por isso a lentidão. Sugere que eu “me vincule” a agência de alguma forma pro “processo andar mais rápido” e que eu poderia contratar um serviço. Não me ofereceu abertura de conta. Me vi meio obrigado a aceitar um seguro de vida/residencial que ela me ofereceu (escolhi o de menor valor) para o processo seguir. Paguei o boleto na frente dela e contratei o seguro. Nessa hora eu quase quis “fazer valer os meus direitos de trabalhador CLT”, mas claro que só iria piorar tudo.
Na frente da gerente, o valor total da emissão do contrato era 30% menor que o que a despachante tinha pedido pra depositar (não, esses não são os honorários da despachante...que vão ser pagos depois) e ainda estou a espera do contrato da caixa sair pra continuar o processo, pagar a maior parcela aos vendedores, escriturar e registrar.
Ou seja, mesmo com advogado e despachante, o negócio é #antipas, meio nebuloso rs. E claro que ainda fico meio inseguro até essa papelada sair. Por enquanto, saí pra comprar um apto e voltei com um seguro de vida rs. Não tenho pressa pra mudar o que me deixa mais confortável e o advogado tem sido primordial. Dinheiro muito bem gasto.