este tópico é apenas para pontuar um aspecto a ser levado em conta no estudo dos REIT, que são bastante alavancados, que é o risco de elevação dos juros americanos.
os juros americanos são vistos como sendo historicamente baixos, o que é verdade, mas no fim da década de 1970, esses juros foram subitamente elevados e vários países que estavam alavancados na época com dívida dos petrodólares, como o Brasil, mas também o resto da América Latina e vários países europeus, sofreram muito e inclusive vários declararam moratória durante a década de 1980 - no caso do Brasil, a famigerada década perdida.

só a título de curiosidade, os juros foram elevados pelo FED até 21% anuais como resposta a perda de credibilidade do dólar na época, consequência de Nixon ter unilateralmente acabado com a paridade dólar-ouro em agosto de 1971. o dólar sofreu uma grande desvalorização na década de 1970, também por causa das crises do petróleo com os conflitos Israel-mundo árabe e a Revolução Iraniana. no link abaixo tem mais informação sobre o Nixon shock:
Nixon Ends Convertibility of US Dollars to Gold and Announces Wage/Price Controls | Federal Reserve Historyóbvio que não sabemos do ORUTUF, mas olhando o passado e observando a guerra comercial entre China e EUA, o "quantitative easing" (tsunami monetário) americano e europeu e a iniciativa de vários países em usar suas moedas locais em relações comerciais bilaterais, não é difícil imaginar que em algum momento, especialmente na nossa perspectiva de longo prazo do B&H, algo semelhante ao Nixon shock venha a ocorrer.
mesmo assim, obviamente, os REITs continuam ativos de valor numa carteira diversificada. pra maior controle de risco, eu tento evitar os REIT com histórico mais alavancados exatamente para minimizar o impacto na minha carteira de um evento como esse no ORUTUF.