Boa noite, galera.
Cerca de dois anos atrás assumi um compromisso comigo mesmo (o que depois virou um combinado entre meu gestor e eu). Resolvi assumir colocar um projeto em prática que existia em apenas uma unidade da empresa em que trabalho. Implementá-lo não seria de minha responsabilidade, fazer isso está além do que das minhas metas anuais mas resolvi assumir isso para tentar sobressair de alguma forma.
Busquei pessoas de outras unidades de que poderiam me ajudar, percebi que não existia muita documentação sobre o assunto, então fui para os procedimentos (inglês) e envolvi até pessoas do exterior nisso (inglês).
Continuei a vida, fazendo 'a rotina' e tocando isso por fora. Eis que em um momento a empresa decidiu aplicar esse projeto em todas as unidades do BR. De quem esse pessoal que pedi ajuda lembrou? Pois é, fui lembrado e me colocaram no circuitos, no final desse mês estarei viajando pra implementar esse projeto em outra cidade e no final do ano em mais uma.
Uma coisa que surgiu de uma ideia e depois de um combinado com meu gestor local, me deu conhecimento de uma ferramenta importante para a empresa. Além disso recebi um feedback de que receberia um promoção (não de cargo, de nível 1 para 2 apenas) e este projeto pesou para a decisão da diretoria.
Não estou colocando isso aqui pra receber elogio, cachorrinho verde, nem nada do tipo. É apenas para motivar essa comunidade que tem que dado diversos 'insights' de como ser um profissional melhor.
Se vocês tem algo que está na gaveta, pegue e faça.
"ah mas eu não sei como"
FAZ!
"poxa mas não recebi treinamento para isso"
FAZ! (eu comprei um curso de 25 reais na Udemy pq não sabia como mexer num software e no youtube é escasso)
"olha, eu não recebo pra isso"
MORRE! E nasce de novo com outra mentalidade pq assim tu vai pra ficar pelo caminho.
Você só tem a ganhar, se a empresa por acaso não te reconhecer ou não houver oportunidades, no mínimo você será um profissional melhor para buscar outro emprego.
Absss!