Estou dando uma olhada nos prédios novos aqui no meu bairro, pois estou em vias de adquirir um apartamento.
A maioria - senão todos - dizem ter seguido em suas construções as especificações da NBR 15.575 quanto aos procedimentos técnicos acústicos, lumínicos etc.
O que isso quer dizer exatamente?
Quanto à acústica, por exemplo, vi que a maioria deles estão com laje maciça de concreto armado com 20/21 cm de espessura, mas sem manta no contrapiso (só argamassa mesmo). Os corretores falam que isso praticamente elimina passagem de barulho de arrastar móveis, batidas de saltos, etc entre as unidades. Será mesmo?
Alguns deles possuem paredes duplas de alvenaria (bloco de concreto preenchido com argamassa) com lã de rocha entre elas. Imagino que seja interessante também.
Esses padrões construtivos novos conseguem dar um resultado satisfatório nesse quesito acústico?
Não cheguei a conversar com os moradores, ainda. Povo aqui costuma entrar e sair da garagem rs.
Onde moro, atualmente, a laje é de 10 cm e, salvo engano, as paredes não são duplas. Passando mais tempo entocado, passei a dar mais valor nessas coisas.
Valeu!