Seu preço tá muito caro! (Compartilhando mais uma experiência nesse mundão!...)
Há tempos fui chamado por uma fabricante alemã de caminhões para uma apresentação de vendas. Havia umas 20 pessoas na sala, todos estavam ali me pedindo ajuda para achar uma solução para um problema no chassi dos caminhões que saiam da linha de produção, pois o produto que eles usavam não estava atendendo em absoluto.
Após alguns meses de testes encontrei um produto que resolveu a demanda técnica do cliente. Os engenheiros da fábrica ficaram entusiasmados!
A próxima etapa foi negociar as condições comerciais com o comprador que, ao saber o preço do meu produto, quase caiu da cadeira. "O seu produto é 15 VEZES MAIS CARO comparado ao que usamos hoje".
"Na verdade, ele custa 15 VEZES MENOS", rebati na melhor das humildades.
"O produto que sua companhia usa não funciona, seus clientes estão comprando caminhões com defeito! Nesse caso, qualquer 1 centavo que você gaste custará MUITO MAIS CARO que meu produto!"
Não sei vocês mas a objeção que mais ouço em vendas é a de que meu "preço está caro". E o que tenho feito para contornar tal objeção? Eu pergunto:
"Está caro comparado ao que, exatamente?"
Parece simples, mas funciona muito pra mim, principalmente quando preciso que os clientes compreendam a diferença entre PREÇO e VALOR daquilo que estou oferecendo.
E a galera do fórum que "mexe" com vendas também sofre com reclamação do preço?
Abs.