Uma cliente do ramo varejista me chamou a atenção pela forma como lidava com os obstáculos do seu negócio.
A equipe com a qual tinha contato me chamou para uma reunião de emergência. Peguei o primeiro avião e fui ao encontro . Queriam entender os motivos que faziam com que eu vendesse bastante para seu principal concorrente e pouco para eles.
Achei que iriam me colocar contra a parede, alegando que eu estava dando melhores condições comerciais ao concorrente e etc. Nada disso!
A pergunta dirigida a mim foi: "No que podemos MELHORAR para vendermos mais o seu portfólio de produtos tanto quanto nosso principal competidor?"
Fiquei espantado com a pergunta, achei até que fosse alguma pegadinha.
Fiz então, no mesmo momento, uma lista das dificuldades que eu estava enfrentando para fazer negócio com eles. Anotaram tudo! A minha lista tinha se transformado numa espécie de plano de ação que, posteriormente, foi enviada por e-mail a todos os envolvidos com o seguinte título:
"Equipe, segue abaixo oportunidade de melhorias!"
E aí, como costumamos enxergar nossos obstáculos? Terceirizando a culpa? Como problemas insolúveis?
Ou como oportunidades de melhoria?