Às vezes a vida ensina do jeito mais difícil...
Sempre discuti de tudo com meus amigos do trabalho. Futebol, religião, cinema, qualquer assunto eu achava válido. Então eu também costumava discutir política. As pessoas sempre puxam esse assunto (vivemos uma sociedade polarizada, o povo adora esse tema) e eu, inocentemente, acabava dando a minha opinião. Isso por si só já era uma burrice, até porque, como não estou em nenhum dos lados da polarização, ninguém gostavam muito das minhas opiniões.
Mas até aqui, nada demais. Como todo burro, continuei com essa prática porque achava as conversas até divertidas e as divergências eram civilizadas.
Porém, certo dia um colega veio conversar comigo, puxou um assunto desses de política e, quando eu estava argumentando em favor de determinada ideia, ele se ofendeu e levantou a voz, ficou irritadíssimo, ficou um climão HORRÍVEL. Todo mundo que tava envolta ficou prestando atenção, foi constrangedor demais. Nunca foi a minha intenção causar isso, mas o cara se sentiu ofendido do nada, com uma bobagem. Na hora eu não conseguia acreditar, não sabia onde enfiar a cara...
Desde então aprendi a lição. Nunca mais respondi nada sobre política no trabalho. E mesmo sobre outros assuntos, tomo cuidado. As pessoas hoje são muito difíceis. Eu levo qualquer tema numa boa, não me emociono nem “torço” pra ninguém, mas infelizmente as pessoas estão fanatizadas e levam tudo muito a sério. Depois eu ficava pensando no ocorrido e pensando no vacilo enorme que eu tinha dado. Se arrependimento matasse....
Eu já conhecia a Bastter.com, já conhecia o conceito de PAS e sobre a importância de não debater esses assuntos, mais caí naquela ideia de que “comigo não acontece”. Enfim, se tivesse me prevenido, não tinha perdido uma amizade e não tinha passado pelo constrangimento que passei (os primeiros dias depois do ocorrido foram MUITO constrangedores).
Desde então eu mudei e, sempre que alguém puxa um assunto desses, eu simplesmente falo “é verdade!”. Fiquei tão traumatizado que até twitter eu apaguei, pra não correr o risco de alguém ver quem eu sigo ou deixo de seguir....
Fica aqui o relato e a recomendação: NUNCA ENTREM NESSES ASSUNTOS, isso só leva a sua vida pro buraco além de não mudar nada.