Data original: 10/09/2020
Caros amigos,
já refleti muito sobre isso mas gostaria do, já familiar a todos os foristas, "choque de realidade das voadoras".
Minha situação é a seguinte: trabalho/ei no mercado de tecnologia minha vida toda, como consultor de TI/engenheiro de software e áreas correlatas. Tenho mais ou menos 15 anos de experiência.
Troquei de emprego exatamente 1 mês antes de começar toda a loucura da pandemia.
Foi a pior escolha da minha vida. A proposta era interessante do ponto de vista financeiro (saí de uma empresa de tecnologia para um banco de investimentos, então eles são super agressivos com remuneração). No entanto, alguns detalhes já me deixaram, em um primeiro momento, reticente:
1. a impossibilidade de aportar em investimentos a não ser em fundos multimercado desses que são produtos bem padronizados de bancão (furada total)
2. a vaga não era o que me foi descrito durante o processo seletivo.
Hoje estou estressadíssimo, num estado mental paupérrimo, engordei uns 7-10 kg principalmente por dois fatores: não há a menor estrutura no time, esperam que eu desempenhe minha função sem nenhum tipo de treinamento (além de conversas de 5 minutos pra explicar detalhes bem pontuais) nos sistemas internos da empresa (coisas que não são de mercado, mas soluções proprietárias, então não é exatamente possível estudar por fora) e já me foi alertado que, por ser sênior e vindo de fora do mundo dos bancos de investimento, seria analisado com relação à performance da mesma forma que júniors mais fortes com anos de experiência -- e que isso seria injusto mas a vida é assim mesmo.
E o fator mais importante: nenhuma tecnologia é de mercado -- é tudo proprietário. Então o critério de crescimento de carreira, aperfeiçoamento, etc, praticamente inexiste. Continuar significa se aprofundar cada vez mais em conhecimentos que não serão utilizáveis fora de lá.
Dado esse contexto, a pergunta é: parece uma loucura pedir demissão e ir utilizando a reserva de emergência no meio da pandemia? Já tenho participado de diversos processos seletivos (vários avançam bastante mas até agora nada deu exatamente certo, estou em ainda outros 2, talvez 3). Fui eliminado em vários. Mas no fim eu sinto que se eu continuar eu vou enlouquecer, adoecer e acabar por explodir.
Perdão pela longa mensagem e até pelo tema que muito provavelmente não é do interesse de ninguém mesmo. É que tenho apreço pela honestidade desta comunidade e ouvir opiniões diversas me ajudará a tomar uma decisão.
Minha reserva de emergência me dá a possibilidade de ficar com alguma tranquilidade até 1 ano sem trabalhar mantendo o padrão de vida atual.