Dizer aquele belo e sonoro NÃO para alguém, principalmente quando esse alguém era o chefe ou cliente, costumava ser algo muito difícil para mim, quiçá impossível
Lembrei-me hoje de um caso em que fui obrigado a aprender a dizer não. Era um cliente que não se conformava de minha empresa não ter em estoque o produto de que necessitava.
Mesmo não tendo contrato de fornecimento, algo na minha mente me dizia que eu era culpado e que cabia a mim dar um jeito.
Criei mil e uma alternativas para tentar ajudá-lo. Mas nada era bom.
Foi então quando ele me ligou, pela enésima vez, e resolvi apostar no "não". Avisei-o que não iria mais atendê-lo, pois já tinha chegado ao meu limite e que, portanto, nada mais poderia ser feito. Ouvi alguns impropérios e desligou na minha cara.
Dois dias depois atendi um telefonema, era o mesmo cliente, só que ligando de outro celular. Fazendo de conta que nada havia acontecido me disse para reservar um lote de peças pois ele iria esperar pela chegada da nova remessa.
Acredito que enquanto não estabelecemos um limite as pessoas tendem a ficar insistindo para tirar vantagem da gente. É claro que dependendo das circunstâncias nos obrigamos a nos submeter a situações complicadas e até vexatórias.
Mas confesso que senti uma espécie de "poder mágico" quando me atrevi a dizer "não", pois olhei para os lados e descobri que o mundo ainda estava ali hehehe.