Eu recebo ações nos Estados Unidos. Quero diversificar, então comecei a vender um pouco pra montar uma carteira mais diversificada. Escolhi a Interactive Brokers pra essa empreitada porque há uma chance não desprezível de algum dia eu acabar me mudando pra europa.
Hoje consegui comprar minhas primeiras stocks lá. Meu Deus, que parto foi pra chegar até aqui.
Não que a corretora seja ruim em si; é recomendada aqui pelo site por um motivo. Mas acabei enfrentando diversos problemas de usabilidade totalmente bestas e tornaram minha experiência um inferno.
1-Login na conta: tem algum bug na experiencia de login. Eles tem 2FA, e o padrão no começo é autenticação por SMS. O problema é que o SMS demorava uns 6 minutos pra chegar e dava timeout. A quantidade de tempo que eu gastei nessa bendita tela de login foi um absurdo, deve ser sem brincadeira algumas horas. Só melhorou depois que consegui habilitar o celular, mas até eu descobrir isso já tinha passado muita raiva.
2-Depósito: eles não colocam de maneira muito clara. Tem os dados do banco intermediário e os do banco beneficiário, e além disso é preciso colocar uma nota especial pra transferencia funcionar. Eu tive que fazer umas três tentativas de depósito para conseguir fazer acontecer, e a primeira vez o dinheiro ficou num limbo por 7 dias, eu tive que ligar num 0800 gringo pra conseguir achar o dinheiro e resolver.
3-Suporte: nesse negócio do depósito eu fiquei com dúvida e mandei uma dúvida pelo chat. Peguei fila, quando finalmente consegui falar o cara disse que não conseguia resolver e me mandaram abrir um ticket em outro suporte. Esse outro suporte demorou mais de uma semana pra me responder.
4-Múltiplas tentativas de vender serviços extras: eles ficam o tempo inteiro mandando mensagem tipo "tem certeza que vc nao vai usar o serviço X pra fazer sua ordem? se vc não usar é possível que vc coloque sua ordem errada e nós não nos responsabilizamos". Quando vc vai ver o tal serviço X é cobrado e na verdade é só um pitch de vendas. Falta muita transparência.
É isso. Depois que passei por tudo isso ta tranquilo, consegui fazer minhas ordens, e vou seguir a vida, mas se pudesse voltar atrás confesso que eu não teria escolhido a Interactive Brokers.