Desde de pequeno eu era meio gago, não muito gago mas constantemente travava em algumas coisas. Aos 15 anos fui em uma fonoaudióloga e ela falou que eu não era gago, que era problema psicológico esses meus travamentos. Acabei deixando pra lá.
Fui crescendo (hoje tenho 26) e fui ficando com muito medo de falar com pessoas como motorista, garçom, pessoas pra pedir informação, enfim qualquer coisa que eu fale com uma pessoa que nao me conhece. Na hora que eu vou falar as palavras não saiem, dá uma travada na minha garganta e só após um tempo que eu consigo falar. Acho que é tensão, não sei.
Já percebi que são algumas palavras ou letras que me ajudam a travar mais, tipo palavras que começam com A ou R por exemplo (parecem palavras forte pra mim, não sei explicar).
Eu tenho uma palavra que sempre me ajuda a destravar, e quando converso com conhecidos eu falo muito ela (antes era tá ligado, agora é tipo, por exemplo). Em muitas situações que não tem nada haver eu falo a palavra 'tipo' antes de falar outra palavra. Ex: você pega a sua esquerda e 'tipo' você vai chegar lá.
Eu odeio chamar atenção, ser o centro das atenções em qualquer coisa. Eu não ligo pro que os outros vão achar de mim (ou não, talvez eu ligue e não sei), mas o quanto mais eu andar despercebido melhor. Então sou meio tímido pra falar com estranhos, pra ajudar, pra tomar atitude. E isso talvez influencie na minha fala também.
Sou meio ansioso e percebo que com algumas pessoas conhecidas e da família mesmo eu gaguejo mais porque parece que eu espero que elas sabem que eu vou gaguejar, ou porque eu me animo falando com elas (eu não consigo falar em uma velocidade normal que eu saio embolando tudo eu acho, eu acho que eu preciso falar bem devagar, e acho que fico nervoso porque parece que as pessoas querem que você fale rápido o que acaba me deixando mais nervoso e travo). É como se eu já esperava que eu fosse travar também.
Isso prejudica até meu inglês, eu falo inglês bem e entendo bem e eu sei disso. Mas se no português eu já travo desse jeito não queiram nem saber no inglês...
Eu não tenho medo de falar em público (no sentido de falar pra muita gente), quando eu vou apresentar algo por exemplo que eu estudo em casa eu apresento de boa, falo bem e tudo mais, nem parece que eu travo. Meu medo não é o público em si, mas é eu travar. Muita gente nem percebe até que eu sou gago ou travo. Quando conheço uma pessoa depois de um tempo eu falo que sou gago e travo e elas : Ah, nem parece que você é gago.
Gostaria de saber se alguém aqui tem mais ou menos esse problema e como resolveu. Estou realmente cansado disso e quero realmente mudar. Eu não sei se meu problema é confiança, medo, paciência, psicológico ou qualquer outro.
Quero iniciar um tratamento com alguém, mas não sei se é com psicólogo ou é com um fonoaudiólogo (essa fonoaudióloga que eu fui anos atrás pode ter dado diagnóstico errado, fiz apenas uma consulta com ela. Não sei.)
Agradeço a ajuda.