Meu avô paterno, nasceu em 1909, de família pobre e chegou a vida adulta analfabeto.....
Em 1930 já tinha um monte de filhos........
Nessa época comprou um sitio no interior de são paulo, na verdade ele trocou uma carroça carregada de melancia pelo sitio........
Começou a plantar, criar animais e viver a vida que Deus deu........
Quando a vida parecia que estava ficando boa.......começou um boato na cidade, que iriam construir uma barragem para construção de uma usina e que tudo seria alagado.....
O boato começou na unica radio que existia......depois começou no jornal de papel.....e o negocio evoluiu.......ao ponto que todo mundo da cidade não falava de outro assunto senão a construção da barragem, o alagamento e principalmente a desapropriação dos imóvéis......
O boato parecia verdadeiro, a prefeitura começou a anunciar nos auto-falantes da praça principal, carros de som e a rádio anunciavam o alagamento e pediam para os proprietários de terras procurarem a prefeitura......
Logo umas pessoas que se diziam representante da futura usina apareceram na cidade ofertando para comprar os sítios que seriam alagados.......e começou a negociar com os agricultores....
Meu avô tinha uma característica bem marcante......não acreditava em nada, era muito incrédulo com as coisas........
Meu avô sempre dizia é tudo M I N T I RA ( acho que o @bastter pegou isso dele)
Ele sempre dizia em discussões.....E SE EU ESTIVER CERTO E OS OUTROS ESTIVEREM ERRADO ?
Uma comissão foi efetuada pelos agricultores para fazer valer seus direitos diante da prefeitura e dos representante da USINA.....
Mas com o tempo os agricultores, com medo do alagamento começaram a vender as suas terras por um preço um pouquinho melhor do que se fossem efetivamente desapropriadas....
dezenas de caminhões de mudanças passavam enfrente a propriedade do meu avô.............o povo ia saindo da cidade, mas meu avô resistia......
Minha avó dizia, vamos embora..........
Meus tios diziam vamos embora....
Mas meu avô dizia que era tudo mintira e que nada ia acontecer............
Inciava um motim contra ele....mas ele dizia E SE EU ESTIVER CERTO E OS OUTROS ESTIVEREM ERRADO ?
Todos diziam para ele não ser burro, e vender a propriedade logo.........mas ele sempre dizia E SE EU ESTIVER CERTO E OS OUTROS ESTIVEREM ERRADO?
Por 3 anos os representantes da usina o procuraram diversas vezes, o prefeito aconselhou a vender, todo mundo aconselhou vender.............mas ele insistia E SEU ESTIVER CERTO E OS OUTROS ESTIVEREM ERRADO ?
Chegou um momento em que a maioria dos moradores da cidade vendeu seus imoveis e suas terras para esses supostos representantes da usina..........chegando ao ponto que meu avô já não tinha mais vizinhos em sua propriedade, era tudo deserto.......a cidade estava vazia, e ele chegou a pensar em vender o sitio e ir embora.........mas continuou pensando E SE EU ESTIVER CERTO E OS OUTROS ESTIVEREM ERRADO ?
Para encurtar a historia: Passaram muitos anos............ meu avô, se alfabetizou, mudou para a cidade grande, estudou e se tornou corretor de imoveis, montou uma imobiliaria, e teve 11 imoveis, e faleceu em 1993.
Até hoje aquela propriedade não foi alagada, é produtiva .....................
Quando meu avô faleceu, em 1993.....ainda não existia instagram, facebook, youtube, whatsap..etc..etc...etc.....gostaria de saber o que ele acharia dessa loucura toda de noticias que agente está a metido todos os dias.......tributação de dividendos, covid19, shopings vão acabar, bancão não vai existir mais..........será que são parentes dos caras que espalharam o boato do alagamento la no interior de sp ????
Essa semana eu assisti um filme...e nele tinha esse quadro que me fez lembrar muito das frases do meu avô.