Sempre fui muito exigente, às vezes até com exagero, mas fui percebendo ao longo da vida que isso não acontecia em todos os casos.
A última experiência gratificante, foi em uma área da qual fui líder, onde naturalmente, sem que eu percebesse, dividi a equipe em 3 grupos: O dos "cobrados", o dos "encostados" e o do "Aspirante", o extremamente cobrado.
O "Aspirante" fazia muita coisa, eu exigia melhorias a todo tempo, corrigia o seu português, colocava-o à prova em reuniões de diretoria, e ele aguentou até que um dia me chamou para um almoço. Pedimos os pratos e sua primeira frase foi:
- "El_Burrito", não acho justa a forma como você me cobra. O seu nível de exigência não é o mesmo com os outros. Por que não temos os mesmo tratamento?
Respondi...
- Meu nível de cobrança está associado a quanto acredito no potencial das pessoas. Uma hora, não sei quando, a recompensa virá.
Não falamos mais sobre esse assunto, e foram mais uns 2 anos nessa mesma intensidade, até que houve uma reestruturação na empresa. Fui alocado em outra área e promovido a um cargo superior. O "Aspirante" foi promovido a líder da minha antiga equipe, ocupando minha vaga. Com o grupo dos encostados nem é necessário dizer o que aconteceu...
Fui então ao "Aspirante" e disse:
- Parabéns "Aspirante". É por isso que eu cobrava muito mais de você.