Data original: 22/09/2020
Eu venho escrevendo esse texto na minha cabeça há mais de um ano.
Acho que to escrevendo mais pra mim mesmo, como marco de comemoração da conquista de um obstáculo.
Resumo: o obstáculo era eu.
Recomendo esperar o filme.
Desde pequeno foquei no trabalho e no aporte. Eu fui a criança que guardava dinheiro da mesada pensando em aposentadoria. Comecei a trabalhar cedo empreendendo e amo o que faço. Sempre fui disciplinado e competitivo.
Acumulei patrimônio na poupança a vida toda, mas no final dos meus 20 inventei de escutar dica quente de analista e assessor de corretora e fui buscar rentabilidade em CDB de banquinho e fugir de IR em previdência privada (contribuía como autônomo, não tinha nem patrão pra me ajudar a ser sardinha).
No início dos 30, faltando 2 anos pro vencimento do CDB de banquinho que prendia metade do meu patrimônio, acordei um dia e notei que tava deixando meu dinheiro ser administrado por outras pessoas em rolos que eu nem entendia o funcionamento. Decidi mudar isso.
Fui pra internet e pesquisei o que pude. Li, ouvi, assisti, estudei, ouvi falar sobre tudo que era sardinhice. Todo dia eu separava no mínimo duas horas para aprender mais sobre mercado, fundamentos, análise, ações, FIIs e BDRs. Notei instintivamente que trade e carteira recomendada eram furadas, e num desses dias ouvi falar do tal do buy and hold. Achei estranha a tal regra de que mais do que X ativos “pulverizava” a carteira e pensei em diversificar o máximo que desse, me parecia menos arriscado, mas eu ainda não me sentia pronto para colocar meu dinheiro naquilo.
Desconfiado, comprei sete ações da ITSA4 para descobrir como “operava” e porque era “Itaú com desconto que pagava mais dividendos” (e assim eu matei uma fada).
Encontrei a Bastter.com em uma dessas noites de estudo e me chamou a atenção a simplicidade do que era dito aqui. Tinha bom senso e fazia sentido, mas a objetividade me assustou demais: como assim analisar quadro simples e só olhar a cor dos cachorrinhos? Eu não preciso mandar e-mail semanais pro RI da empresa pra ter certeza que minhas sete ações da ITSA4 estão sendo bem administradas? Eu não preciso ter uma opinião fortíssima sobra a margem da RADL3 por causa do faturamento monstruoso deles? Eu não preciso saber quantas lojas da Camicado a LREN3 abriu esse semestre? Não preciso decorar os números trimestrais de tudo que é ativo que eu comprei? Mas como eles vão se virar sem a minha atenção constante?!
Estranhei e fiquei com a pulga atrás da orelha. Continuei estudando bullshit mas comecei a olhar atravessado para coisas como “ITSA4 é Itaú com desconto que paga mais dividendos”. A porta tava abrindo por dentro.
Por citação de YouTuber ex-administrador daqui ouvi mais sobre o site e fiquei curioso. Voltei.
Quanto mais eu lia no site, mais sentido fazia - não só a parte dos investimentos, mas todo o resto também.
Virei membro e li tanto o roteiro do iniciante que decorei todos os mantras.
Me tornei Bastter blue quando comprei minhas primeiras ações fora do mercado fracionário. E hoje meu patrimônio está todo diversificado em coisas que eu entendo.
Pensei várias vezes em publicar esse depoimento sobre como o site mudou minha vida financeira. Pensei em publicar quando saí mais cedo do CDB e investi em valor, sempre operando pequeno. Pensei em publicar quando cancelei a PP e fiquei tranquilo pagando um calhamaço de IR porque aquele dinheiro não era meu e o prejuízo eu sofri na entrada. Pensei em publicar quando completei meu álbum de figurinhas em ações e FIIs. Pensei em publicar quando finalmente fiz meu investimento preferido, a RE, e minha qualidade de vida aumentou mil vezes. Pensei em publicar quando fiz a primeira remessa para o exterior. Pensei em publicar quando vi os proventos em dólares começarem a rolar. Pensei em publicar quando pisei na bola e girei patrimônio. Pensei em publicar quando vicei no BS e olhava a aba de proventos mil vezes ao dia. Pensei em publicar quando desliguei o financeiro e liguei o modo #PAS do BS.
Mas todas essas vezes eu notava: publicar naquela hora era emoção e emoção garante ferro no ORUTUF.
Decidi publicar esse livro agora porque sinto que hoje, depois de um longo processo, dinheiro e ações e FIIs e stocks e REITs e a abertura de lojas da Camicado pela LREN3 e a margem da RADL3 e minhas sete ações da ITSA4 finalmente tomaram a importância correta na minha vida: quase nenhuma.
O mercado financeiro é sedutor, para mim, porque ele me promete algo muito complicado de entender e me pede que eu estude muito sobre o assunto. Agora eu sei, porém, que esse canto da sereia é pseudociência de analistas querendo giro e taxa para sustentar o sistema do qual eles vivem.
A Bastter.com me salvou dessa cilada perigosa e me ajudou a me organizar para buscar e viver o que é realmente importante na vida.
Desde que eu virei Bastter blue eu perdi mais de 20% do meu peso (parabéns ao pessoal que perdeu 98%), passei a me alimentar melhor e pela primeira vez consegui praticar esporte pela saúde e não pela competição.
Eu me mudei, quase zerei a RE comprando móveis e não sofri, usei parte do patrimônio reformando a casa e não sofri, mas to feliz da vida morando com a patroa. Hoje penso muito mais em como ser um bom parceiro e fazê-la feliz do que em ser um bom investidor.
Eu parei de seguir os quadros dos oitenta mil ativos que tenho na carteira, não lembro decor dos noventa mil ativos que tenho na carteira e não sei quanto tá cada um dos cem mil ativos que tenho na carteira porque parei de olhar cotação. Só abro o homebroker para as compras mensais assim como só olho o preço da laranja quando vou fazer suco (que metáfora genial, @Bastter!).
Aprendi a ser menos reativo, ignorar desconhecidos e guardar toda minha emoção para família e amigos. Estou com relacionamentos mais fortes e verdadeiros com todo mundo que amo.
No mais, continuo tentando ser menos burro fazendo terapia, lendo, estudando, não desperdiçando meu tempo e diversificando as fontes de renda da minha empresa.
E aqui eu descobri um valor que eu nunca me importei: a pas. Eu sempre fui mais de pensar em superação e dedicação e competição, mas é muito melhor estar em pas do que estar vencendo um jogo que tu inventou e que só existe na tua cabeça.
Claro, deixar de ser sardinha na vida é um processo.
Mas a regra de ouro eu já sei: você precisa evoluir.
Esse, para mim, é o maior aprendizado do site: você precisa evoluir.
E isso não tem nada a ver com dinheiro.
Para mim, evoluir foi deixar de ser tão obsessivo com as coisas e tão competitivo com os outros. Foi encontrar a pas nas atitudes e ideias que são apresentadas aqui.
Muito obrigado, comunidade Bastter.com, o melhor site de deseducação financeira da internet. Vocês fizeram minha vida ser muito melhor.