Quero holdar minha vida até os 90 anos. É meu objetivo.
Não sei se esse meu negócio não vai acabar fechando antes, não tem como saber. Pode ser que eu consiga manter até os 90 anos, ou pode ser que vá à falência amanhã por força maior. Talvez também não seja uma tenbagger, nem construa um grande império.
Mas pensando bem, pensando nesse objetivo, que diferença também faz a cotação de um dia, de uma semana, de um mês…? O que importa o preço, se o que cria sentido de verdade é o valor?
Aporte e tempo. A base. Todos os dias um pouquinho. Um pouco a mais de conhecimento, um pouco a mais de sabedoria, um pouco a mais de saúde, um pouco a mais de paciência. A taxa não importa, não mais que a consistência, não mais que seguir o caminho certo.
Foco nos fundamentos, não? É isso que a gente aprende. Fundamentos aqui são o que tua empresa é de fato. Dividendos? Claro! Talvez você receba. Porém lembre-se que há muitos investidores cheios de dividendos por aí, mas com empresas à beira da falência, com maus fundamentos, negócios frágeis e sONcios ruins! Não dá pra julgar a qualidade real do negócio pelos dividendos.
E alguns indicadores merecem muito nossa atenção. Tem aquele indicador que mede quanto você ainda se importa com os problemas hoje, em relação ao quanto se importava a 1 ano atrás; tem aquele outro que mostra se você tem alguém por qual daria a vida para proteger; que tal também aquele que mostra o quanto você age apesar do medo, e simplesmente vai lá e faz, “coragem”, né? E o outro que mede o quanto você se importa com a sua saúde hoje em relação ao que se importa com trabalho e patrimônio; quantas vezes por dia você abre mão da sua paz por conta dos fatores externos… Entre vários outros. Quais mais você lembra?
Ah, e muito cuidado com os indicadores da sardinhada, tipo o preço do carro que você dirige, quanto ganha no seu emprego, que marca de roupa usa, o tamanho da sua casa, quantos diplomas tem na parede, os títulos antes do seu nome, como você é “esperto” etc... É muito fácil cair na armadilha de se guiar por eles pra avaliar seu negócio, e se você fizer isso, vai começar a investir em mico. Fora isso, 10x mais cuidado pra não ficar no trade. Quem liga muito pra preço, tentando sempre a “oportunidade”, acaba ficando doido, doente, e provavelmente, pobre (aqui, de espírito).
Às vezes, por conta de dias, semanas ou meses ruins, queremos vender todas nossas ações, ou fechar nossa empresa. Nunca é o melhor caminho. . É sempre muito caro. O custo de oportunidade é altíssimo, tende ao infinito. Os negócios têm ciclos. É preciso entendê-los, administrar o risco, gerir os altos e baixos do mercado e ter consciência de que por pior que possa parecer, nesse nosso negócio, o turnaround é sempre possível, e funciona! Nós somos os responsáveis por isso, mas não devemos dispensar ou deixar de buscar ajuda sempre que pudermos! Nunca estamos sozinhos de verdade! Somos os majoritários, mas as pessoas que amamos e que também nos amam têm muitas ONs na empresa também! Não esqueça delas!
Relaxe. Fique de olho no valor.. Preze pra que ele esteja cada vez melhor, mais robusto. Cada vez olhe menos pra preço. No longo prazo, o preço tende a seguir os fundamentos.
Esqueça a cotação.
Mas e aí, quais são teus fundamentos?